Projeto de Extensão em Oeiras discute questões ambientais

28/05/2007 15:29

Tiveram continuidade no último sábado (12/05), as atividades do Projeto de Extensão ?I Fórum Sócio-Ambiental de Oeiras?. O fórum, que foi iniciado em março e se estenderá até o mês de outubro, é financiado pelo PROEXT (MCidades/MEC), através da Pró-Reitoria de Extensão da UFPI, e tem envolvido em suas ações, toda a rede de ensino da cidade. O tema central do fórum gira em torno de questões ambientais locais, tratando sobretudo, daquelas ligadas ao Riacho Mocha, símbolo do nascimento da cidade de Oeiras e berço do Piauí.

O Riacho Mocha teve seu leito concretado há 15 anos, na área urbana, para ser transformado num canal de esgotamento sanitário que se estende por 750m. O tema deste primeiro Fórum foi identificado durante o Diagnóstico Urbano para a elaboração do Plano Diretor Participativo, como elemento motivador da retomada da auto-estima da cidade.

As ações do Projeto ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados, pela manhã, no auditório da Unidade Escolar Nogueira Tapety, bairro do Rosário. Na ocasião, é realizado um seminário sobre um dos sub-temas previamente selecionados, seguido de um debate entre os presentes (alunos do ensino fundamental e médio, professores, técnicos, autoridades e toda a comunidade em geral). No intervalo entre um evento mensal e outro, os professores envolvidos no fórum, fomentam as discussões ambientais em sala de aula, motivando o alunado a participar do Projeto. São também promovidos concursos de redação, desenho, poesia, crônicas, contos e oficinas de sensibilização, todas relacionadas às temáticas trabalhadas.

Na etapa do último sábado, o tema central das discussões girou em torno dos sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos e sua relação com os corpos d'água, sendo o seminário ministrado pela Profª. Maria Lúcia Portela de Deus Lages (UFPI/CT). Estiveram também presentes os professores Adolfo Lino de Araújo (UFPI/CT), Coordenador do Projeto; e Antonio Aderson dos Reis Filho, Pró-Reitor de Extensão.

A próxima atividade prevista é a Semana do Meio-Ambiente de Oeiras, que ocorrerá no período de 2 a 9 de junho deste ano.

Contato para informações: adolfo@ufpi.br

aforum.jpg