Congressistas visitarão usinas de biodiesel da UFPI

24/05/2007 11:57

O 1° Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis promoverá visitas técnicas aos principais pólos de produção de biodiesel no Piauí. Os congressistas terão a oportunidade de conhecer a Usina Escola de Biodiesel da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a vitrine na Embrapa Meio-Norte com as plantas que produzem o chamado ?Petróleo verde?. As visitas ocorrerão de forma simultânea e os participantes poderão escolher em qual das três localidades pretendem visitar.O congresso acontecerá de 11 a 15 de junho, em Teresina, no Rio Poty Hotel, reunindo convidados estrangeiros e nacionais na área de agroenergia e biocombustíveis.

A Usina Olho D´Água dispõe de 10 mil hectares de terras próprias, sendo 8,5 mil cultivadas com cana-de-açúcar com a mais alta tecnologia agrícola e índice de produtividade. A fábrica tem uma produção de 2,5 milhões de sacos de açúcar de 50 kg/ano, onde grande parte de sua produção é exportada como também abastece indústrias da região, consolidando sua principal atividade no setor sucro-alcooleiro.

Semana passada, o chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira, visitou a fábrica e foi recebido pelo diretor do grupo Olho D´Água, Luiz Fernando para discutir sobre o evento e assegurar um maior apoio da empresa para o Congresso. De acordo com Valdemício Ferreira, Luiz Fernando mostrou-se interessado no evento onde participará de conferência mostrando a experiência do grupo no Estado.

?A direção do Olho D´Água compreendeu a importância do evento e garantiu total empenho na recepção dos congressistas no local?, disse Valdemício Ferreira.

Além da fábrica Olho D´Água, os participantes poderão conhecer também a Usina Escola de Biodiesel que foi instalada e está em operação desde outubro de 2004 na Universidade Federal do Piauí. A usina opera com 250 l/h, tendo como objetivo a produção do biodiesel, treinamento de alunos de graduação e pós-graduação, além de desenvolvimentos de pesquisa e novas tecnologias no que diz respeito à produção de biocombustível.

Atualmente a UFPI desenvolve projetos, englobando pesquisadores, alunos de mestrados e de iniciação científica. Nestes projetos incluem estudos de oleaginosas além da mamona como babaçu, tucum, macaúba e soja, novos catalisadores para substituir o hidróxido de sódio, bem como a utilização de etanol na obtenção dos vários tipos de biodiesel.

As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser feitas através do site www.cpamn.embrapa.br ou o link http://www.agendapromocoes.com.br/agrobioenergia.