Técnicos do Ministério da Saúde visitam o HU

22/05/2007 12:11

Na manhã desta terça-feira (22), um grupo de técnicos do Ministério da Saúde visitou as instalações do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí. Esta visita tem como objetivo a realização de um relatório onde serão analisadas as condições atuais da obra e os possíveis investimentos para a implantação do Hospital de Doenças Tropicais Nathan Portella (HDIC) no HU.

A comitiva foi composta pela Assessora Especial da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Gisele Bahia, a coordenadora geral de atenção do SUS, Rosecleia Pojere, o representante da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de assistência a saúde, Marcos Elizeu Marinho e o representante do QualiSUS, Ubiratan Pedrosa.

O HU encontra-se com 85% de sua obra concluída e o convênio entre UFPI e Governo do Estado representará um salto qualitativo no funcionamento do HDIC. A estrutura física do hospital conta com 200 leitos para internação, 40 consultórios, 10 salas de cirurgia e uma UTI com 16 leitos.

?A situação da saúde no Piauí é crítica. Não é justo com a população que um Hospital com a magnitude do HU continue parado. A parceria entre o Governo e a Universidade Federal do Piauí é uma das soluções mais sensatas a ser tomada? defende Gisele Bahia.

Mas este acordo de ação conjunta não será vantajoso apenas para o HDIC. Através desta convenção, o HU poderá funcionar plenamente e sair de seu estado de hibernação. ?Queremos uma solução prática para o HU. Entretanto não o transformaremos em um Hospital especializado. Vamos aproveitar o espaço para promover a medicina básica? garante o Reitor da UFPI, Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior.

Lívio Galeno

avisitahu.jpg