UFPI e HDIC reúnem-se para definir ações

17/05/2007 09:21

Em reunião realizada na tarde de ontem (16), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu representantes do Hospital de Doenças Tropicais Nathan Portella (HDIC), no Salão Nobre da Reitoria. Na oportunidade, foram discutidas a forma de ocupação do prédio do Hospital Universitário e questões administrativas.

A equipe da UFPI recebeu os visitantes com as plantas de toda a arquitetura do HU. Esta medida facilitou a visualização das áreas que compõem o Hospital e que serão ocupadas pelo HDIC. O HU conta com 160 leitos, entrada de emergência, ambulatórios e entrada de internação, que serão reformadas e mantidas para melhor atendimento ao público.

Através desta parceria, será transferido para o HU o Centro de Testagem Anônima (CTA), responsável pela detecção e tratamento de portadores do vírus HIV. Hoje, o CTA funciona em prédio localizado no Bairro Dirceu Arcoverde e é alvo de muitas reclamações devido sua baixa acessibilidade.

Para o diretor do Hospital Nathan Portella, Doutor Carlos Henrique Nery Costa, a parceria vem em boa hora, visto que o HDIC encontra-se ?estrangulado?. ?Através desta ação conjunta com a UFPI, poderemos oferecer um melhor atendimento e tratamento aos nossos pacientes. Teremos melhores condições físicas para atender portadores de infecções crônicas como as hepatites, AIDS e o calazar?, garante o Doutor. Outra grande vantagem da transição será a prática de atendimento contextualizado, envolvendo consultas psicológicas, atendimento social e médico.

Entretanto, o Reitor mostra-se preocupado com a parcela do HU que será destinada ao aprendizado. ?Não posso como Reitor pensar apenas no HDIC. Tenho que privar as áreas que já funcionam no hospital e que são reservadas aos nossos alunos. Teremos o maior prazer em disponibilizar áreas ociosas, mas vamos preservar os pioneiros que já trabalham no HU?, defende o Professor Júnior.

O diretor do HDIC manifestou seu medo de o hospital ser apenas um departamento funcionando no HU. Em contrapartida, o Reitor garantiu autonomia administrativa ao grupo. ?Realizaremos no HU um atendimento integrado, com a participação de todos. Mas é claro que eu, como reitor, devo ser informado sobre as decisões que forem tomadas, porque, afinal, eu respondo pela UFPI?, afirma o Reitor.

O próximo passo a ser tomado é uma reunião com as chefias de cada seção do HDIC, para que seja determinado o espaço a ser ocupado, por cada um, nas instalações do Hospital Universitário da UFPI.

Lívio Galeno

reuniaohdci1.jpg

reuniaohdci2.jpg

Reitor se reúne com representantes do HDIC