Reitor se pronuncia sobre vinda do HDIC para o HU

15/05/2007 11:59

Na manhã desta terça-feira, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, esteve reunido com associados do Sindicato dos Servidores da UFPI e professores do Centro de Ciências da Saúde, para discutir o funcionamento do Hospital de Doenças Tropicais Nathan Portella (HDIC), nas instalações do Hospital Universitário (HU). Na oportunidade, foram tiradas dúvidas sobre o processo de transferência e se discutiu a importância desta parceria com o Governo Estadual.

Esta idéia de ação conjunta surgiu através de uma conversa entre o Reitor e o Secretário Estadual de Saúde, Assis Carvalho, que manifestou o interesse em usar o prédio do HU para o funcionamento de divisões do HDIC. ?O Hospital de Doenças Tropicais vem crescendo em ritmo acelerado e tornou-se referência tanto nacional como internacionalmente. Com isso, surgiu a necessidade de um maior espaço para seu funcionamento pleno. Foi então que o secretário Assis me procurou e sugeriu que o espaço do HU fosse usado. A partir deste fato, percebi uma grande oportunidade para, enfim, colocar o Hospital em ação?, explica o Reitor.

O HU tem seu funcionamento prejudicado já que não recebe subsídios suficientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta realidade se dá pela baixa procura de seus serviços pela população.  ?Nosso Hospital não funciona totalmente porque não temos procura direta. Com isso, não recebemos a quantidade de investimento necessário do SUS para o funcionamento do HU. Hoje em dia, a única divisão do hospital que funciona parcialmente é o serviço de ambulatório?, afirma o Reitor.

Como a contribuição federal é restrita, as despesas para o funcionamento do hospital caem sobre UFPI, o que vem se mostrando ser uma situação insustentável. Outra proposta feita pelo Governo Estadual foi transformar o HU em um centro de distribuição de medicamentos. Esta parceria ajudaria a tirar o peso de outros pontos de distribuição que se encontram sobrecarregados.

Um fator decisivo para o fechamento desta parceria é o fato de que poderá ser promovido o ensino e a pesquisa neste espaço. ?Com isso, poderemos realizar, com mais força, não só o ensino em saúde, que é objetivo principal de um hospital universitário, mas também, poderemos trabalhar a multidisciplinaridade, incentivando as áreas de administração, ciências sociais e ciências humanas no funcionamento desta instituição?, garante o Professor Júnior.

Entretanto, a intenção de transformar o HU em um hospital de ação de média e alta complexidade, não acaba. Sua abertura ao público implicará em uma maior visibilidade perante a sociedade e ao Governo, tanto Estadual quanto Federal, que poderão assim, dispor de mais verba para investimento. Nos planos da UFPI, serão desenvolvidas duas áreas básicas da Medicina que são a Cardiologia e a Neurologia, o que não quer dizer que o mesmo não virá a funcionar como um hospital geral.

Estima-se que serão necessários de 6 a 12 meses para a total instalação e início do funcionamento do HDIC na UFPI. Para que essa parceria seja eficiente, tanto o Governo do Piauí quanto a UFPI, contribuirão cedendo materiais e funcionários para o Hospital. O invetimento inicial aprovado por emenda parlamentar da bancada Federal é da ordem de 800.000 reias.

Lívio Galeno

hospitalreitorcort.jpg