CCA comemora 29 anos de existência

08/05/2007 15:58

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, iniciou ontem (07) às 19h no auditório do CCA, suas atividades de comemoração dos seus 29 anos de existência em grande estilo.

Teve momento de ação de graças, onde fizeram reflexão sobre o Evangelho de João, cap.13 versículo 31 a 35;  cap. 14 versículo 21 a 26, conduzido pela profª Ana Maria Quessada e o servidor Alberto Luís da Silva Pinto. O objetivo dessa meditação foi pedir graças e proteção para todos ali presentes e para pedir bênçãos para as atividades do CCA, que se estenderá até o dia 17 de maio.

Em seguida, o profº João Batista, Diretor do CCA, muito emocionado, agradeceu a presença de todos e à Administração Superior, aos professores e servidores do Centro,  pelo apoio dado para que esse evento tivesse êxito, e  disse: o CCA conta com dois programas importants, Mestrado em Agronomia e Doutorado em Ciência Animal e, concluindo disse ainda, precisamos da coloboração da sociedade piauiense para atender às demandas da sociedade uma vez que as atividades são  típicamente agrícolas"

O CCA conta atualmente com 83 professores, sendo 04 pós-doutores, 39 doutores, incluindo 03 pesquisadores DCR e 04 afastados para Doutorado. Estão cadastrados no diretório do CNPq dez grupos de pesquisa com participação destes docentes.

Na solenidade de abertura estiveram presentes: o  Vice-Reitor profº Antônio Nacimento, representado o Magnífico Reitor, tendo em vista este se encontrar em Brasília cumprindo compromisso agendado anteriormente, e os Pró-Reitores: profº Antônio Aderson, profº MSc Francisco Newton Freitas, profª Drª Maria Acelina Martins de Carvalho, profº Ordônio Moita, prof. Charles Carvalho Camilo da Silveira, representado o professor José Camilo da Silveira Filho ?in memoriam? e demais autoridades convidadas, professores, alunos e servidores.

Nesse primeiro momento fizeram entrega de medalhas aos homenageados, alusiva aos 30 anos do Curso de Agronomia,  que no total foram 14, dentre os quais 11 são professores e 3 servidores, Teresa Helena, Justino Figueiredo Barbosa ? secretário do CCA e Celso Antônio Galino de Freitas, por serem iniciadores do curso de Agronomia, pelo seu desempenho e consolidação do curso.

Após a entrega dos prêmios, houve lançamento de 4 livros: ?Valeu Boi!: O Negócio da Vaquejada? do professor Eriosvaldo Lima Barbosa do DPPA/CCA/UFPI; ?Semi-Árido: Diversidade, Fragilidade e Potencialidade? do profº Dr. Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes do CPCE/UFPI ? Bom Jesus; ?Do Campus para o Campo: Tecnologias para a Produção de Leite? do Profº Dr. José Neuman Miranda ? UFT e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal/CCA/UFPI; ?Algumas Frutíferas Tropicais e Salinidade? do Profº MSc. Ítalo Herbert Lucena Cavalcante ? CPCE/UFPI.

Em seguida houve apresentação  do concerto ?Glória de Antônio Vivaldi?, Madrigal e Orquestra de Câmara da UFPI, e após apresentação foi servido um coquetel e noite de autógrafos.

A programação é vasta e vai até o dia 17 de maio. Na programação está previsto várias atividades, abordando temas interessantes, e entre uma atividade e outra, será servido coffe break. O evento será encerrado às 18h  do dia 17 com a II mostra das Ciências Agrárias e, finalmente às 19h será fechado com um forró dançante na quadra de esporte do CCA e CAT.

graca3.jpg

Mesa de Honra

graca.jpg

professor Eriosvaldo Lima Barbosa autor do livro ?Valeu Boi!: O Negócio da Vaquejada?

graca2.jpg

Por Graça Rocha