CESCODONTO inicia com oficinas

03/05/2007 11:41

Teve início hoje (03), no Rio Poty Hotel, o II Ciclo de Estudos em Saúde Coletiva na área de Odontologia (CESCODONTO). O evento, que se estenderá até o dia 5 de maio, tem como público alvo os alunos, profissionais e interessados no assunto.

Nesta manhã, estão sendo ministradas oficinas com temas voltados para a melhoria dentro da saúde bucal e que serão utilizados no Programa Saúde da Família.

Em uma das oficinas, ministrada pela profª. Drª. Márcia Cançado Figueiredo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e coordenada por Luiza Santos, é demonstrado formas alternativas de prevenção aos ouvintes, para que eles possam repassar à população carente.

?Pretendemos oferecer à população informações sobre como manter a saúde bucal fazendo seus próprios instrumentos, como bucha no lugar de escovas de dente, sacos de ráfia como fio-dental e garrafas PET (plástico) para colocar escovas de dente?, diz Márcia Cançado.

A solenidade de abertura do evento acontecerá às 20h, no Rio Poty Hotel, com a realização da conferência: A Saúde Bucal Coletiva no Brasil: Avanços e Desafios, ministrada pelo Prof. Dr. Ângelo Giussepe Roncalli, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRN).

O evento é uma realização da parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal do Piauí, SESAPI, Conselho Regional de Odontologia (CRO), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e as Coordenações dos cursos de Odontologia de Teresina (UFPI, NOVAFAPI e FACID).

Oficina 01 ? Epidemiologia no contexto do SUS. Análise virtual de dados.
Dr. Ângelo Giussepe  Roncalli ? UFRN? UFRN
Coordenadora : Lis Cardoso Marinho Medeiros

cescod05.jpg

Oficina 02 ? Ferramentas que fazem diferença nas ações em Saúde Pública.
Drª Márcia Cançado Figueiredo ? UFRS
Coordenadora: Luiza Santos

cescod01.jpg

Coordenadora Luiza Santos e Márcia Cançado Figueiredo  mostrando materiais alternativos de prevenção