Projeto faz entrega de certificados em São Raimundo Nonato

29/04/2007 19:49
A equipe do Prato Cheio de Arte e Cultura, projeto desenvolvido pelo Centro de Ciências da Educação, realizou ontem (28/04), no município de São Raimundo Nonato, solenidade de entrega de certificados de oficinas realizadas na cidade, no período de 7 a 17 de novembro de 2006, onde cerca de 600 pessoas de várias faixas etárias participaram dos cursos, que também foram oferecidos nos municípios de Coronel José Dias e João Costa.

O Prato Cheio de Arte e Cultura existe há dois anos e faz parceria com Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo na Região do Parque Nacional da Serra da Capivara. O programa é desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com as prefeituras municipais da região e a Cooperação Espanhola.

O projeto ofereceu à comunidade de São Raimundo Nonato oficinas de pintura, desenho, música, fotografia, dança, teatro, escultura, reciclagem, produção de tintas, etc; todas ministradas por alunos e professores da UFPI. O trabalho realizado na cidade teve o objetivo de criar uma consciência na população sobre o turismo, bem como proporcionar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas respectivas capacidades, a fim de colocá-las em prática.

Na oficina de música foram cerca de 40 inscritos, uma quantidade considerada alta. Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a teoria da música e despertar o interesse pela área. ?A iniciativa foi ótima, pois ajudou a aprimorar mais os conhecimentos que já tínhamos?, afirma Silas Paz, participante da oficina de música. Nelimar Dias que participou da oficina de teatro, afirma que o evento foi importante na medida em que proporcionou um crescimento interior. ?O curso foi uma maneira de nós nos descobrirmos, no sentido de desenvolver essa nossa capacidade, e isso com certeza é de grande importância?, enfatiza.

Para Thiago Cabral, Prof. de Música que ministrou oficina, o Prato Cheio de Arte e Cultura é uma ação que pode disseminar a arte em grande parte do estado. ?Essa iniciativa de levar o Prato Cheio de Arte a São Raimundo Nonato foi primordial tanto para quem mora aqui, como para os que são de Teresina. Tive contato com a música e com os músicos locais. Tentei mostrar um outro lado, mas sem tirar deles a idéia de regionalidade, misturando a teoria com as técnicas que eles já tinham?, afirma.

?O projeto proporciona um relacionamento mais próximo com a comunidade. É o momento em que os alunos da UFPI têm a oportunidade de devolver seus conhecimentos à comunidade?, coloca o Prof. Francisco Carvalho, Coordenador Geral do projeto. Para o Prof. João Berchmans, o projeto é além de tudo uma maneira de fazer um diagnóstico das capacidades que as pessoas da região possuem.

A Prefeitura de São Raimundo foi uma das parceiras do projeto na região, cedendo espaço para que as oficinas pudessem ser realizadas. Na opinião de Generto Sousa, Secretário de Administração e Turismo, a iniciativa foi de grande importância para a cidade, e para as outras localidades beneficiadas. ?O projeto veio despertar na comunidade o valor do turismo na nossa região. O Prato Cheio de Arte veio para fortalecer o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Serra da Capivara. A prefeitura entende da necessidade da realização de oficinas desse tipo, já que nós temos muitos artesãos e muitos jovens com talento para as artes?. Ele destacou ainda, o retorno que a comunidade estava dando.

Na mesma ocasião foi apresentado um documentário gravado durante a realização das oficinas, e uma apresentação musical. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada na câmara municipal e contou com a presença do Coordenador do Projeto Desenvolvimento Sustentável da Serra da Capivara, Prof. Luiz Carlos Rodrigues Cruz (Puscas); do Diretor do CCE, Prof. João Berchmans, Prof. Magnus Pinheiro e o Coordenador do Curso de Artes, Prof. Evaldo Oliveira.

thiagopiano.jpg

Por Aline Medeiros