Inauguração do Núcleo de Prática Jurídica da UFPI

28/04/2007 15:55

Mais uma parceria foi concretizada pela Universidade Federal do Piauí. Depois de dez meses de firmado o convênio com o Tribunal Regional Federal da 1ª Região ? TRF/1ª, o Núcleo de Prática Jurídica da UFPI foi inaugurado ontem em solenidade no Edifício da Justiça Federal/PI, com a presença do Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da UFPI, Pró-reitores, professores e alunos da UFPI e magistrados da Justiça do Piauí.

A ocasião se notabilizou como marco para a Justiça do Estado do Piauí, sendo a criação do Núcleo da UFPI e a parceria firmada com a Justiça Federal, uma das primeiras do País e exemplo a ser seguido pelos demais Estados. Parceria que contribui, efetivamente, para o desenvolvimento da Justiça, atendendo à comunidade carente de forma cada vez mais eficiente, seguindo os pressupostos da clareza e licitude.

O Núcleo de Prática Jurídica da UFPI está instalado nas dependências do edifício da Justiça Federal, funcionará sob a coordenação de professores do curso de Direito da UFPI, que orientarão estudantes da Instituição através de estágio supervisionado. O convênio prevê ainda, a realização de perícias médicas para cidadãos de baixa renda, por um corpo médico do Hospital Universitário.

Carlos Augusto Pires Brandão, Juiz Federal e professor da UFPI, discursou sobre a importância do Núcleo para a comunidade piauiense e comemorou a satisfação que a Justiça Piauiense tem de trabalhar em parceria com a universidade. ?Hoje surge a peça que atenderá às nossas expectativas, alunos, professores, magistrados. Juntos iremos concretizar o sonho de aliar conhecimento, prática e pesquisa, em prol do benefício de pessoas carentes. Agradeço ao reitor e parabenizo pelo excelente trabalho que a UFPI está realizando principalmente por acreditar que a educação é o melhor caminho?, agradeceu Carlos Brandão.

O reitor que apostou prontamente nesta parceria, realçou os trabalhos da UFPI neste dois últimos anos e destacou que o núcleo nasceu do ideal de atender a quem mais necessita, a parcela carente da comunidade. Alunos e Professores poderão aliar conhecimento e prática em favor desse ideal. ?São parcerias como esta que fortalecem a UFPI e o Piauí, além de atender à comunidade carente, atende aos anseios de nossos alunos em fazer pesquisa. Após o título de Bacharéis em Direito, estarão mais do que aptos para atuarem no mercado de trabalho e contribuírem com a Justiça de nosso País?, destacou o reitor.

?A Justiça do Piauí hoje está em festa por mais esse ganho. A UFPI ganha muito com esse núcleo, mas a comunidade carente do nosso Estado é quem ganha mais um presente, que possibilitará não só mais um atendimento, mas um serviço de extrema qualidade. A justiça do Piauí agradece a UFPI?, finalizou o Desembargador Federal, Carlos Olavo Pacheco de Medeiros, vice-presidente do TRF/1ª, presidente em exercício.

nucleo2.jpg

nucleo.jpg