Parceria Público Privado - PPP

28/04/2007 14:13

O ?UFPI Itinerante? na cidade de Parnaíba, nos últimos dias 24 e 25 de abril, além de possibilitar a presença direta da Administração Superior no Campus Ministro Reis Velloso, atendendo à comunidade acadêmica de forma mais objetiva, também possibilitou a realização de parcerias para agregar à univesidade, pesquisa, conhecimento e prática.

Na tarde do primeiro dia de atividades do ?UFPI Itinerante?, o Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da UFPI, acompanhado do Professor Dr. Fernando Aécio, Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários e da Professora Maria Helena Cortez, Coordenadora Administrativa do Campus de Parnaíba, visitou a empresa Vegeflora Extrações do Nordeste Ltda, a fim de discutir a possibilidade de parceria entre empresa e universidade.

A proposta de parceria visa criar um ambiente de integração em que alunos e professores desenvolvam trabalhos de pesquisa na área em que atua a empresa, possibilitando assim, uma expansão dos trabalhos de pesquisa e inovação do campo de atuação, das pesquisas realizadas por alunos e professores da UFPI, principalmente na área da química e farmacologia.

A empresa Vegeflora atua no segmento de extração vegetal para fins medicinais, com a produção de sais pilocarpina, princípios ativos utilizados no tratamento de pacientes com glaucoma, a partir das folhas do pilocarpus microphilos (jaborandi).

?Hoje nós temos condições de trabalhar com parcerias desse tipo. Temos bons professores e alunos que atuam constantemente com pesquisas nestas áreas e que querem e precisam inovar suas atividades. Além de termos laboratórios com recursos e equipamentos adequados à realização de pesquisas variadas. É uma forma de expandir conhecimento e desenvolvimento para a universidade e comunidade?, garante o reitor. Esta parceria é a primeira de muitas, para firmar cada vez mais, compromisso social e atuação da UFPI no campo da ciência, tecnologia e inovação.

ppp.jpg

reitor articula parceria público-privado para fortalecer e expandir a área de atuação das pesquisas realizadas por alunos e professores da UFPI

Por Jackelline Carvalho