NUEPPA apresenta relatório das atividades de 2006

27/04/2007 08:00

O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos ? NUEPPA  é um órgão de apoio da Universidade Federal do Piauí ? UFPI, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias ? CCA. O NUEPPA foi institucionalizado em 1980 pelas Resoluções nº 021/80 e 152/81 do Conselho Superior da UFPI.

O  Núcleo tem como objetivo geral  promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, visando à preservação e transformação de alimentos, particularmente do Estado do Piauí. Tem também a missão de promover a industrialização de produtos agrícolas; a implantação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em ciência, tecnologia e engenharia de alimentos; através de estágios curriculares e extracurriculares, cursos, mini-cursos e treinamentos nas áreas de controle de qualidade físico-químico e microbiológico de alimentos; o apoio tecnológico ao setor agroindustrial, tanto a empresas privadas como a órgãos governamentais, visando a adequação dos produtos às normas e exigências técnicas dos mercados interno e externo, através da prestação de serviços na área de qualidade de alimentos.

Foi pautado nesses segmentos que o Núcleo apresentou relatório das atividades desenvolvidas no ano de 2006. Essas atividades foram executadas através de diferentes setores, abordando os segmentos de prestação de serviços, pesquisa e extensão. Deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos Projetos de Extensão Permanente do Núcleo: controle de qualidade Físico-químico e Microbiologia de Alimentos sob a Coordenação da profª. Drª. Maria Cristina Sanches Muratori, no período de julho a dezembro/2006.

Realizou 10 Projetos de Pesquisas dentre os quais 01 está concluído; que é o Projeto ?Aproveitamento do Soro do Queijo no Processamento da Ricota e Doce em forma de Tijolinho?, Coordenado pela profª Drª Maria Marlúcia Gomes Pereira; 05 em andamento; 01 aprovado em 2005, mas aguardando a liberação de recurso e, por último, 3 encaminhados a ANVISA e FADEX para avaliação.

Na área de Extensão está em andamento o Projeto ?Controle de Qualidade Físico-químico e Microbiológico de Alimentos?, este em caráter permanente, teve início em 1998.
Os serviços prestados à comunidade piauiense de análises laboratoriais atendeu aos segmentos de órgãos públicos; prefeituras; cooperativas; fundações e pessoas físicas, num total de 36 setores.

O Núcleo realizou no ano de 2006, 518 análises Microbiológicas; 29 físico-químicas e  01 sensorial, perfazendo um total de  548 análises e 166 laudos.
No Setor de cereais, frutas e laticínios, o NUEPPA atendeu a comunidade prestando serviços de beneficiamento de grãos e polpa de frutas.

Os recursos gerados pelo NUEPPA com a prestação de serviços e disponibilizados na conta única da UFPI, no ano de 2006, foi no total de R$ 18.720,03, sendo que R$ 245,70 foram de recursos gerados de beneficiamento de cereais; R$ 3.307,86, de processamento de alimentos e 16.240,00 de análises de água e de alimentos.

Por Graça Rocha