Assentamentos do estado irão receber ensino de graduação

24/04/2007 17:29

Com a proposta democratizar a educação e de garantir que uma boa parcela dos piauienses possa ter acesso ao ensino de graduação, é que a Universidade Federal do Piauí, através do Centro de Ciências da Educação, em parceria com o Programa de Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento dos Sem Terras (MST), está desenvolvendo projeto que pretende levar o ensino superior aos assentamentos do estado.

O projeto consiste na formação de professores no curso de Arte-Educação, para que estes venham atender à demanda apresentada pelo MST no setor da educação. O curso visa levar conhecimento à população do campo, inclusive técnico, das várias linguagens artísticas, bem como possibilitar uma reflexão sobre cultura, identidade e diversidade. A previsão é de que ainda este ano ocorra o teste seletivo para preenchimento de 60 vagas.

A meta do curso é habilitar sessenta pessoas em docência em Arte-Educação, atingindo uma média de vinte e quatro assentamentos da reforma agrária. Os professores formados irão trabalhar nas escolas e projetos educacionais de assentamentos rurais no Piauí.

Além disso, pretende-se realizar quatro caravanas culturais em dezesseis campos. Durante a realização do curso, haverá cinco seminários de avaliação, encontros de acompanhamento pedagógico, produção de projetos de pesquisa e trabalhos monográficos. A Universidade Federal do Piauí vai dispor de toda a infra-estrutura necessária, fornecendo salas de aula, biblioteca e recursos humanos para que o projeto possa ser concretizado.

O Piauí conta hoje com cerca de 328 assentamentos criados pelo Incra, totalizando 23.330 famílias assentadas. Conforme dados da Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária, é irrisório o número de assentados com acesso ao ensino de nível superior, o que demonstra uma necessidade de projetos como este.

O curso de Artes-Educação para assentamentos do Piauí é um desafio assumido pelas instituições parceiras para ajudar a garantir professores com titulação, bem como oferecer uma formação adequada às características e aos desafios da atualidade combinado com a realidade especifica do campo.

Por Aline Medeiros