Alunos de Arquitetura da UFPI promovem trote solidário

20/04/2007 10:04

Quem não se lembra da onda de violência promovida pela prática de trotes nas universidades? Mortes de alunos calouros já foram registradas, além de vários casos que por tempos ilustraram negativamente esta experiência na mídia. Entretanto, esta realidade mudou. Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí realizaram no dia 11 de abril trote solidário com os aprovados no PSIU 2006 para esta graduação.

O trote estudantil é uma tradição brasileira, em alguns aspectos, similar à praxe em Portugal, que consiste em um conjunto de atividades, que podem ser leves (envolvendo brincadeiras) ou graves (humilhações ou agressões). Costuma ocorrer nos dias de calouradas que acontecem no início de cada semestre de faculdades e universidades,  pelos estudantes mais antigos (veteranos) aos recém-chegados (calouros ou bichos).

O evento foi organizado pelos alunos do terceiro período do curso e teve a  coordenação da aluna Lorena Campelo. ?Tive essa idéia para demonstrar e incentivar o papel social do arquiteto. Ano passado, o trote foi realizado na Vila do Ancião. Este ano, levamos os novos alunos para reformar uma sala da creche Imaculada Conceição, no bairro Cidade Nova, que estava em estado de degradação?, afirma a graduanda.

Participaram da ação solidária um total de 30 alunos, entre veteranos e calouros. Os coordenadores do trote escolheram uma das salas mais debilitadas da instituição e fizeram reboco, pintaram e restauraram o quadro de giz. Também pensaram e colaboraram com a ornamentação do ambiente, fazendo pinturas nas paredes e restaurando objetos de uso interno da sala.

O material utilizado na reforma foi cedido pela Prefeitura Municipal de Teresina, pela UFPI, como também, parte comprada por esse grupo de alunos. A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo contribuiu oferecendo o almoço para os restauradores de ambientes que ficaram das 8:30h até às 18:00h trabalhando no local. ?Esperamos que os alunos que acabam de entrar na Universidade passem adiante esta prática e realize com os futuros calouros de Arquitetura esta concientização social?, defende Lorena.

Para a caloura Amanda Moreira a experiência foi gratificante por explorar o lado solidário dos novos universitários. ?Adorei participar do trote. É bom saber que com um pouco do nosso esforço, pudemos ajudar quem estava precisando. O local estava bem debilitado, e com nossa ajuda, tornou-se mais agradável?, garante a aluna.

Por Lívio Galeno