Assessoria em Estatística para pesquisadores

18/04/2007 16:33

Professores e alunos pesquisadores da área de saúde podem contar com a Assessoria em Estatística para a formatação e realização dos projetos de pesquisas, sob a coordenação e orientação do Professor João Batista Mendes Teles, chefe do Departamento de Medicina Comunitária do Centro de Ciências da Saúde-CCS da Universidade Federal do Piauí.

O professor orienta o pesquisador a fazer os trabalhos de amostragem com cálculo do tamanho da amostra e criação de bancos de dados, a análise em estatística de dados usando o programa SPSS e usando o programa em estatística não paramétrica STATX  ACT.

?O pesquisador nos traz o pré-projeto e orientamos como deve ser feito para resolver cálculos de amostras, a realizar bancos de dados, ou seja, os trabalhos da pesquisa em que serão feitos com estatística?, esclarece o Professor João Batista Teles.

Ele ainda acrescenta que apesar da assessoria em Estatística ser, ainda, pouco conhecida, a demanda é grande e é um trabalho importante e essencial no auxílio aos  pesquisadores. ?Temos pesquisadores nos mestrados, especializações, doutorados, alunos com trabalhos de conclusão de curso e pesquisas no PIBIC que necessitam apurar dados corretamente com a amostragem e não sabem como fazer. E é nessa parte que nós os auxiliamos?, afirma o Professor João Batista Teles.

Informações no Departamento de Medicina Comunitária - 3215-5851

Por Jackelline Carvalho