Nupeac realiza pesquisa em Castelo do Piaui

18/04/2007 09:47

Alunos do Núcleo de Pesquisa em Arte e Cultura (Nupeac) da Universidade Federal do Piauí estiveram recentemente realizando pesquisa de campo na região de Picos dos Andrés no município de Castelo do Piauí. Juntamente com os alunos também estiveram na região a coordenadora do Núcleo, Prof.ª Dr.ª Zozilena de Fátima Costa, o Diretor do CCE, Prof. Dr. João Berchmans Sobrinho e profissionais da área de ecologia.

A finalidade da ida ao Povoado Picos dos Andrés foi registrar a arte rupestre da região e catalogar o seu patrimônio natural. Os membros do Núcleo visitaram os sítios arqueológicos Castelo das Quirinas, Ninho do Urubu, Pedra do Arco e Salão dos Índios. Na oportunidade dois documentários sobre o reizado foram filmados, os quais estão sendo veiculados no programa Caminhos e Trilhas da TV Meio Norte. Os documentários também serão apresentados no mês de Maio na UFPI, em um fórum que será realizado pelo CCE.

O Nupeac existe há um ano e conta hoje com 15 membros de vários cursos. O Núcleo trabalha com três linhas de pesquisa: Pré-História da Arte Rupestre, Arte Contemporânea e Arte Santeira. Além dos registros que são realizados em Picos dos Andrés desde 2006, o Núcleo também se preocupa com a integração com a comunidade no sentido de concientizá-la sobre a importância da preservação ambiental e valorização da cultura local. O aluno de Educação Artística Bruno Sena, membro do Núcleo, acredita ser de suma importância tal contato com a comunidade. ?Além da pesquisa em si, temos que trabalhar com a comunidade através de oficinas de arte, cultura e preservação?, coloca.

"O objetivo da pesquisa é que ela dê um apoio na construção de um espaço de convivência, e que possa tranformar a região num campo multidisciplinar de estudo", afirma o Diretor do CCE, Prof. Dr. João Berchmans Sobrinho em consonância com o aluno Bruno Sena.

castelopi.jpg

Por Aline Medeiros