18/04/2007 08:53

Caríssimos ingressantes,

Convidamos a todos vocês, vitoriosos no Vestibular PSIU 2006, à participação na construção da nossa Universidade Federal do Piauí (UFPI), buscando empenho redobrado às lides acadêmicas, para darmos nosso constante testemunho e importante contribuição à trajetória de aceleração e sustentabilidade do desenvolvimento piauiense.

A unidade de todos nós neste fazer coletivo, sobretudo de forma democrática e responsável, nos distingue e nos anima cada vez mais, além das exigências que aceitamos compartilhar, pois o atual estágio de desenvolvimento desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES) torna a todos nós cada vez mais qualificados, responsáveis, engajados e cidadãos conscientes.

Manifestamos nossa satisfação em acolher a todos de forma prazerosa, sincera, produtiva e amiga.

O nosso Guia Acadêmico 2007, preparado pela Coordenadoria de Estatística e Documentação de Ensino (CEDE/ PREG), ora em apresentação, tem o objetivo de melhor orientá-los quanto à estrutura administrativo-funcional, acadêmica e humana desta IFES, suas características, benefícios, calendário e agenda, mapa, legislação, funções gratificadas, glossário e principais rotinas universitárias, porém sempre à disposição para o contato pessoal e indispensável com cada qual.

A inclusão social, a dose de trabalho e de resultados amealhados ao longo destes dois últimos anos, constituem letra-viva na UFPI de hoje, especialmente no que concerne à área do Ensino de Graduação.

Citamos algumas de nossas ações dependiosas de muitos apoios recebidos: as vagas, na modalidade presencial, foram aumentadas de 2.345 para 4.815 (2,05 vezes maior) estabelecendo mais oportunidades para a juventude; os cursos de graduação foram também acrescidos, além da qualificação das matrizes curriculares, de forma legal, competitiva, flexível e contemporânea, passando de 42 para 61 (45% de aumento), inclusive inaugurando cursos novos e inéditos com gosto regional.

Uma nova ação do estágio curricular articulou e incrementou as parcerias e os campos de estágio; as vagas do Programa de Monitoria foram também consideravelmente ampliadas; foi reinstalado o Programa de Educação Tutorial (PET); o curso de Iniciação à Docência e a promoção do evento Universidade Nova têm sido um sucesso; foi incrementada a quantidade de beneficiários do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) além de cumprir o seu papel efetivo; o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES) consolida uma política inicial de intercâmbio internacional.

Inauguramos também a modalidade Educação a Distância (EAD) com credenciamento da UFPI pelo MEC, bem como a política de cotas para alunos integralmente de escola pública com a justeza de uma política de permanência (com vários benefícios) qualificando, ainda mais, a inclusão social; obtivemos destaques no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e no Selo ?OAB Recomenda?.

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA) faz importantes intervenções na Licenciatura; o planejamento acadêmico está sendo efetivo e amplo, evitando desperdícios com avaliação coerente; as principais estatísticas do ensino de graduação foram qualificadas e divulgadas pelo PingIFES (Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior), inclusive orientando o novo planejamento acadêmico em pleno vigor na UFPI; colaboramos com a efetividade de um grande concurso público para docentes e técnico-administrativos; além do Programa de Expansão da UFPI que redimensiona a Educação Superior no Piauí, especialmente com a recepção de vários cursos de graduação no hinterland piauiense, dentre outros.

Sejam, portanto, bem-vindos e co-partícipes deste mundo de realizações e de oportunidades, buscando ajudar a UFPI a melhorar os seus indicadores; parabéns e sucesso nesta importante empreitada da vida de cada qual e do nosso acervo coletivo.

Usufruam, assim, da fase mais frutífera da UFPI de todos os tempos e do que temos de melhor: alunos, professores, servidores, instalações, qualidade, fecundidade e convívio acadêmico saudável.

Avante.
Prof. Ms. Francisco Newton Freitas