Palestra do Reitor repercute as mudanças nas Universidades

13/04/2007 18:09

Apresentada ao Conselho Universitário (Consuni) - instância máxima de decisão da Universidade de Brasília (UnB) ? na sexta-feira, 23 de março, a idéia da instituição para reestruturação de sua arquitetura curricular dentro do projeto Universidade Nova foi novamente exposta pelo decano de Ensino de Graduação, Murilo Camargo,  no 2° Seminário Nacional Anísio Teixeira e a Universidade do Século XXI. Ele falou sobre o projeto no painel A Universidade Nova, realizado na tarde de sexta-feira, 30 de março.

Camargo defende formação mais ampla antes da especialização
Uma das idéias da UnB, com isso, é ampliar a oferta de vagas no ensino superior público e gratuito, oferecido no Distrito Federal somente pela instituição. ?Hoje temos 55 mil egressos do ensino médio por ano no DF. A oferta no ensino superior é de 65 mil vagas. Porém, dessas, apenas 4 mil são da UnB, o equivalente a 6,7% do total?, lamenta Camargo. A proposta em discussão é baseada no plano orientador original da UnB, criado por Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, e busca atualizá-lo.

CICLOS

Segundo o decano, a UnB quer garantir uma forte formação fundamental, na qual o estudante entraria para um curso geral com duração de dois anos, conhecido como Formação em Ciências e Humanidades. ?Buscaremos desenvolver o aluno nos contextos cultural, artístico e científico, além de trabalhar qualidades fundamentais ao mundo do trabalho?, esclarece Camargo. O decano explica ainda que essa formação inicial terá competências gerais baseadas nos currículos de todos os cursos.

Após essa formação inicial, os alunos farão o Bacharelado em Grandes Áreas: Ciências da Vida; Ciêncioas Humanas e Sociais; Ciências Exatas; e Letras e Artes, cada um com duração média de três anos. O aluno também poderá optar pelos Cursos Superiores de Tecnologia, com o mesmo tempo de duração. ?Essa escolha será feita com base na trajetória durante a formação em ciências e humanidades? indica Camargo. Após essa segunda etapa, quem se interessar pode fazer mestrado e doutorado. Cada uma das etapas anteriores dará o aluno um diploma.

AGILIDADE

Luiz de Sousa esclarece que o eixo do projeto é a expansão de vagas Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a idéia central é muito parecida à da UnB: promover grande expansão de vagas. ?Precisamos democratizar o acesso à universidade?, afirma o reitor, Luiz de Sousa Santos Júnior, esclarecendo que o eixo do projeto é expandir a universidade. ?Não dá para fingir que está tudo bem no ensino superior federal do país. Sabemos que a situação não é boa e a Universidade Nova é uma excelente saída?, diz Santos Júnior. Mas a semelhança fica por aí. A estrutura geral da iniciativa remonta à experiência da Universidade Federal da Bahia, que vem discutindo o tema desde meados de 2006.

Santos Júnior explica que a intenção é promover um Bacharelado Interdisciplinar de dois anos de duração, seguido por uma Licenciatura de mais um ano de estudo. ?Queremos enxugar a matriz curricular para conferir maior agilidade e integração entre as áreas educacionais?, explica o reitor. Ele conheceu o projeto Universidade Nova em meados de julho de 2006, após uma visita à Universidade Federal da Bahia (UFBA). ?Achei algo muito interessante e desde então estamos debatendo esse tema na UFPI?, conta o reitor.

Paulo Mesquita
Assessoria de Comunicação da UnB