Dependência química é tema de evento

27/03/2007 19:40
Ocorreu hoje (27/03) no auditório do CCHL, o I Encontro de Chefias da Universidade Federal do Piauí, o evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários-PRAEC e coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Aécio.

O Encontro teve como tema "Dependência Química: o que as chefias têm a ver com isso?", e contou com palestra do médico da UFPI ? José Francisco Vasconcelos. Em sua apresentação, Dr. José Vasconcelos abordou vários assuntos ligados ao uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, alertando aos presentes sobre seus riscos. Ele enfatizou também a importância da realização do evento para a Universidade. ?É louvável esta iniciativa, devemos promover mudança na nossa cultura em relação ao uso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas, dentro do campus da UFPI?, afirmou.

O evento teve por objetivo sensibilizar as chefias da UFPI para a problemática da dependência química dentro da Instituição, e colocar a importância dos programas desenvolvidos pela PRAEC no sentido de ajudar os servidores que passam por esse tipo de problema. ?Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida e de trabalho do servidor que sofre com o tabagismo ou alcoolismo?, afirmou o Prof. Dr. Fernando Aécio, durante evento.

Na ocasião, o Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, afirmou que a Universidade dará todo apoio logístico para que os programas possam continuar. ?Estamos colocando todo recurso necessário para que essa equipe possa trabalhar?, afirmou.

A UFPI já tem um serviço de assistência ao servidor que promove ações de caráter preventivo, no sentido de melhorar as condições de trabalho e contribuir para a diminuição dos índices de casos de alcoolismo. O atendimento é feito todas as segundas e sextas-feiras, no Serviço Social da Pró?Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários.

Por Aline Medeiros