Reitor fecha parceria com CETEM

24/03/2007 09:11
A Universidade Federal do Piauí, fechou nessa sexta?feira (23/03), uma parceria com o CETEM (Centro de Tecnologia Mineral), para trazer ao Estado um espaço de campus avançado em extração mineral. A proposta foi levada pelo Secretário de Trabalho e Presidente do SEBRAE, Ulysses Moraes, e seu assessor, Marcelo Moraes.

O objetivo do campus avançado é o de melhorar o aproveitamento dos recursos minerais pela indústria instalada, de forma que estimule o aumento do grau de processamento tecnológico para melhoria da qualidade desses bens e da competitividade do setor. No caso do Piauí, o primeiro mineral a ser trabalhado será a opala.

O centro de tecnologia irá envolver professores, alunos e servidores, juntamente com os laboratórios multidisciplinares. ?Vamos montar o projeto, montar um curso e, com a aprovação, instalar um centro de tecnologia mineral dentro da nossa universidade. Estou encantado com o que tem hoje lá na UFRJ, fico feliz em fazer essa parceria?, afirmou o Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior.

Na ocasião, o Reitor falou da importância de parcerias com as Universidades Federais nesse projeto. Citou parcerias importantes hoje para a UFPI como, com o Banco Santander e com a Fundação Bünge, esta última, para a criação de laboratório de análise de soja em Bom Jesus.

Por Aline Medeiros