Conexões de saberes oferece cursinho pré-vestibular

09/03/2007 15:52

O Cursinho Pré-Vestibular do Piauí ? PREPI  teve início em fevereiro de 2007. Conta hoje com 23 bolsistas do Conexões entre professores e coordenadores pedagógicos, além de voluntários e coordenadores do programa. O Cursinho faz parte de uma das ações de extensão do Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Piauí, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão.

O objetivo do Cursinho é atender estudantes de famílias carentes, oriundos do ensino público que tenha concluído ou que estejam cursando 3º ano do Ensino Médio, de diversos bairros populares de Teresina; preparar jovens carentes para o vestibular, possibilitando, assim, ampliar suas chances de acesso à universidade.

A seleção dos candidatos foi feita através de contatos com a Associação de Moradores. Usaram como instrumento de avaliação questionário socioeconômico e comprovação de baixa renda e histórico escolar. A procura pelas vagas, como não poderia ser diferente foi grande, haja vista o grande número de inscritos na lista de espera. Atualmente conta com 220 alunos, distribuídos em 4 turmas com 15 disciplinas.

Os bolsistas do Conexões além de desenvolver a preparação para o concurso do vestibular, programam palestras para alunos de 1º e 2º  ano do ensino médio, com acadêmicos e professores voluntários, despertando a auto-reflexão destes alunos para  problemas existentes na sociedade e por que não dizer no mundo; promovendo a interação social, buscando mais contato com a comunidade, objetivando o desenvolvimento educacional, inclusão social e acesso ao ensino superior gratuito e de boa qualidade.

O Cursinho é gratuito; o material didático é produzido pelos próprios professores. Todas as atividades acontecem aos sábados no horário de 13h às 18h, no Anexo I da PREX, Campus Universitário ? Bairro Ininga.

Telefone para contato 3215-5933

Por Graça Rocha