Reitor reúne professores do curso de Com. Social da UFPI

06/03/2007 11:02

Na manhã desta terça-feira (06) ocorreu uma reunião entre o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, e os professores do Departamento de Comunicação Social. O encontro foi realizado no próprio centro e estiveram em pauta novos projetos para o curso, como as habilitações previstas e o incentivo à pós-graduação.

No final de 2006 aconteceu uma reunião departamental do curso de Comunicação Social ? Jornalismo, para traçar as realizações necessárias para o próximo pleito (2007-2009) do chefe deste setor. Na reunião desta manhã, essas decisões foram expostas ao Reitor que determinou seu posicionamento perante o futuro planejado para o curso.

Um dos temas que teve grande destaque pelos discentes é a finalização da parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) do Rio Grande do Sul para implantação de um Doutorado Interinstitucional em Comunicação para a UFPI. Programas de mestrado e de pós-graduação também estão encaminhados e com comissões formadas, dependendo apenas de algumas negociações para sua total instalação.

Outros projetos sugeridos foram a criação de duas novas habilitações na área de Comunicação (Áudio-Visual e Propaganda e Marketing) para o campus Ministro Petrônio Portella, na capital Teresina, e a expansão do curso de Jornalismo para o campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba.

Os participantes também trataram da substituição do currículo acadêmico do curso de Jornalismo, agora mais adequado à realidade mercadológica vigente. ?Para tal, temos que fomentar a criação de estágios acadêmicos obrigatórios, visando estreitar a relação do aluno com o curso na tentativa de modificar o mercado jornalístico na cidade. Entretanto, não podemos falar nesta modalidade de educação, sem a criação de uma agência e um portal de notícias e de uma empresa júnior? defende a professora doutoranda Ana Regina Rego Leal.

A importância da extensão também foi tratada, já que seria uma forma de aproximar a sociedade, da Universidade e do curso de Comunicação Social. ?A criação deste portal de notícias, em particular, é necessária pois trará de forma mais simplificada, a produção universitária para a comunidade?, garantiu o Professor de Fotografia Cantídio de Sousa Filho.

Por Lívio Galeno

reuniaodptocom1.jpg

Reitor ouve atento as sugestões dos Professores

reuniaodptocom01.jpg