Reitores e professores debatem

27/02/2007 11:39
Reitores e professores de várias regiões do país se reuniram na tarde dessa segunda (26), no auditório do Rio Poty Hotel, para expor e debater novas propostas de reforma do Ensino Superior no Brasil. A discussão deu continuidade ao ?Universidade Nova?, evento do qual a Universidade Federal do Piauí está participando juntamente com seus representantes.

Presente na ocasião o decano da UNB, Prof. Dr. Murilo Camargo, falou sobre a atual situação do ensino superior, fazendo um breve histórico do mesmo. Em suas propostas para uma ?Universidade Nova?, Murilo Camargo defende: a entrada dos egressos do ensino médio por meio de um único curso, professores e alunos em tempo integral na universidade, pesquisa associada ao ensino, escolha profissional tardia, integração dos estudantes em vocações profissionais diversas, redução de horas em sala de aula, e etc.

Segundo o decano da UNB, ainda existem temas para serem discutidos, tais como: turmas com grande número de estudantes, mecanismos de acesso aos cursos, mecanismos que levem à permanência dos alunos nas universidades, dentre outros. ?Estamos vivendo um momento muito peculiar no ensino superior, junta-se a isso, a oportunidade para implementar essas mudanças. É um momento histórico. Precisamos convergir nossos projetos. Há problemas que precisam de respostas, tudo tem que ser conversado para que não se repitam erros do passado?, afirma.

Quem também apresentou propostas foi o reitor da UFBA, Prof. Dr. Naomar Monteiro, segundo ele, "a estrutura curricular do ensino superior é confusa e o sistema apresenta problemas, como a excessiva precocidade na escolha da carreira profissional". Suas propostas são de implantação do bacharelado interdisciplinar, inserção de eixos temáticos interdisciplinares (cultura humanística, artística e científica) e atividades interdisciplinares em comunidade.

Representando a Universidade Federal do ABC, a Pró-Reitora de Graduação, Adelaide Faljoni, enfatiza que o objetivo da proposta é possibilitar uma estrutura curricular moderna, flexível onde o aluno é a figura mais importante. ?O objetivo é minimizar a evasão, dar um ensino de qualidade aos alunos de escola pública, fazer com que eles interajam com outras universidades e que eles sejam empreendedores, pesquisadores, críticos. O aluno é dono de sua própria formação, ele escolhe as disciplinas, escolhe o que vai fazer?, afirma. A UFABC possui o curso de bacharelado em Ciências e Tecnologia e foi instituído em 2005 sob a proposta do ?Universidade Nova?.

Sobre o ?Universidade Nova?, e sobre as propostas apresentadas pelos reitores da UFBA e e o decano da UNB; o Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, reitor da UFPI, acredita que as propostas são válidas e que a UFPI pode aderir a essa mudança. ?Tenho a certeza que a partir de hoje a universidade vai fazer um projeto pioneiro, como foi o projeto da expansão. Queremos que ele seja modelo. Não podemos ser omissos, precisamos parar para mudar o ensino superior, vejo que chegou o momento?, enfatiza.

?A Universidade se sente honrada em discutir o ?Universidade Nova?. É importante para a UFPI a sua inserção nesse debate. Temos que redimensionar o ensino e adequar os projetos estrangeiros à nossa realidade. Não devemos rechaçar a proposta, mas sim avaliá-la?, afirma o Prof. Newton Freitas, Pró-Reitor de Ensino de Graduação, em consonância com as declarações do reitor.

Sobre a proposta, o docente na área de comunicação social Magnus Pinheiro, afirma que a proposta é aceitável, e vem com a intenção de mudar e repensar a universidade. ?Este modelo que está aí é um modelo anacrônico e não atende mais às necessidades do corpo social. O ?Universidade Nova? é algo revolucionário e oportuniza a participação do corpo docente e discente. Não é uma proposta fechada, é uma idéia de mudança que vem com o propósito de escutar?, afirma.

O "Universidade Nova" é uma proposta do Governo Federal que pretende reformar o ensino superior no país, objetivando melhorar os índices acadêmicos e corrigir as suas falhas. ?O projeto vem ao encontro dos problemas de todas as universidades. O que se propõe é uma adesão de propostas das instituições de ensino superior do país?, coloca Manuel Palácios, Secretário de Educação Superior do MEC.

Por Aline Medeiros