Começa o preparatório para Olimpíadas Internacionais

26/02/2007 12:16

Teve início nesta segunda (26) na UFPI, o curso preparatório e seletivo para a Olimpíada Ibero-Americana de Química e a International Chemistry Olympiad, a serem realizadas no Rio de Janeiro e em Moscou, no ano de 2007. Os participantes do curso são os 16 alunos selecionados da Olimpíada Nacional de Química que estão disputando as quatro vagas para participarem das duas olimpíadas internacionais. Os alunos, vindos do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Piauí, estão tendo aulas com os professores do Departamento de Química da UFPI.

A UFPI tem se destacado no campo da Química. No último ENADE, o 1º lugar geral em Química foi para Samuel Anderson Alves de Sousa, aluno da UFPI. A média dos alunos do curso de Química da UFPI foi superior à média nacional. Em dezembro, o reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Santos Júnior, inaugurou o Núcleo de Pesquisas em Ciências Básicas para dar suporte à pesquisa e à produção científica, podendo ser utilizado por professores e estudantes do Centro de Ciências da Natureza e ciências afins.

?É uma realização estar aqui, é indescritível!? ? diz Pedro Nunes, carioca, que faz o 3º ano do Ensino Médio. Ele diz que pretende fazer faculdade de Diplomacia, mas garante ser um apaixonado por Química e dar tudo de si para conseguir ser um dos classificados. ?Sei que todos aqui são muito bons, mas eu acredito no meu potencial e vou fazer o máximo para participar das disputas internacionais?.

O paulista Luis Henrique Simões pretende seguir a carreira de químico. Ele faz o 3º ano do Ensino Médio, e revela que todas as tardes tem aulas teóricas e práticas de química, gratuitamente, na UNESP, com os professores da instituição. ?Em São Paulo, o pólo industrial está se desenvolvendo bastante, pretendo trabalhar como químico. Quando a gente gosta, o desempenho é muito satisfatório, acredito que vou me dar bem!?

A representante do Piauí nesta jornada, Fernanda Sá, diz que começou a participar das competições sem esperar ser classificada regional e nacionalmente. Ela vai tentar vestibular para Engenharia Química e diz que se dedicará a este curso como uma fonte de conhecimento e não como forma de competição. ?Nunca esperei ser selecionada, eu comecei a participar sem maiores interesses, mas, como todas as outras vezes, eu estou aqui para aprender.?

O cearense Rafael de Césaris é veterano, participou das duas olimpíadas internacionais em 2006. Ele conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Química em Portugal e medalha de bronze na International Chemistry Olympiad, na Coréia do Sul, na qual, foi classificado novamente para participar este ano. Ele fala que o curso realizado na UFPI o ajudou bastante ano passado, e acredita que, este ano, os professores vão colaborar para que eles tenham um melhor desempenho na Rússia, o que ele acredita ser um estímulo para o país. ?Os professores daqui são bons, dessa vez, eu pretendo trazer uma medalha de ouro ao Brasil, com certeza, isso será um estímulo para o país, conseguindo mais recursos para a educação e mais oportunidades para os estudantes.?

O professor doutor da UFPI, Arimatéia Lopes, vice-coordenador do Programa Nacional Olimpíada de Química, diz que o Departamento de Química está oferecendo um curso preparatório de boa qualidade, contribuindo para que os alunos obtenham bons resultados nas competições e em suas próprias vidas. ?Além de prepará-los para as Olimpíadas, esperamos que eles despertem suas vocações e se sintam bem, fazendo o que gostam, este é o melhor caminho para o sucesso.?

Iane Carolina