UFPI dá passo importante para uma Nova Universidade

26/02/2007 10:40

Iniciado hoje, no Rio Poty Hotel, o Seminário e Oficina "Universidade Nova ? Sensibilização e Debate, um Projeto para a Universidade Federal do Piauí". O evento visa discutir o posicionamento da UFPI perante a Reforma Universitária programada pelo Governo Federal, a fim de torná-la mais competitiva e proporcionadora de um ensino superior de melhor qualidade.

O ?Universidade Nova? será realizado durante todo este dia (26) e a manhã do dia 27 de fevereiro, nos salões do Rio Poty, e conta com a presença de Manuel Palácios, Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura; da Professora Reitora Adelaide Faljoni Alaio, da Universidade Federal do ABC; do Professor Reitor Naomar Monteiro Filho, da Universidade Federal da Bahia; do Decano de Graduação da UNB Murilo Silva de Camargo; além dos Pró-Reitores, Chefes de Departamentos, Coordenadores de Cursos e alguns professores e alunos da UFPI.

O encontro teve início com a assinatura de um termo de cooperação entre o banco Santander e a Universidade Federal do Piauí, para a criação de um programa Luso-brasileiro de bolsa de estudo para o Ensino Superior. O acordo criará um espaço de intercâmbio de alunos e de cultura entre os países. A UFPI é parte deste acordo que até o momento contemplou 15 unidades de ensino superior públicas do Brasil.

?Estamos reunidos aqui para darmos uma resposta ao estímulo dado pelo Governo Federal às Instituições Federais de Ensino Superior. Fomos chamados à responsabilidade de melhorar os indicadores de qualidade de nossas Universidades?, afirmou o Professor Doutor Reitor da UFPI Luiz de Sousa Santos Júnior, sobre o evento, em sua fala inicial.

O seminário é parte da proposta de discussão da Reforma Universitária do Governo Federal e, na UFPI, teve início com a formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional ? PDI, definido em 2005. O passo inicial foi a criação de um plano de ação. Este possuindo quatro fases. ?O crescimento da UFPI implica no desenvolvimento do Piauí?, defende o Reitor da Universidade Federal do Piauí.

Estiveram presentes, também, o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, Norberto Campelo e o representante do Prefeito de Teresina, Charles Carvalho da Silveira. ?Convidamos a sociedade em geral para discutirmos a nossa Universidade, a fim de ganharmos em competitividade perante o mercado?, conclui o Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior.

Por Lívio Galeno

nova.jpg