UFPI prepara alunos para Olimpíadas Internacionais

22/02/2007 11:39

A Universidade Federal do Piauí mais uma vez prepara vencedores. Ela faz parte do Programa Nacional Olimpíada de Química, financiado pelo CNPq, que promove as Olimpíadas Norte e Nordeste e Brasileira de Química, realizadas anualmente. A Universidade Federal do Piauí realizará a etapa final do Programa, que consiste em um curso preparatório para os 16 alunos com melhor desempenho das Olimpíadas regional e nacional. Dentre estes, quatro serão selecionados para participarem da Olimpíada Ibero-Americana de Química e da International Chesmistry Olympiad, que este ano serão realizadas no Rio de Janeiro e em Moscou, respectivamente. O curso será ministrado por professores do Departamento de Química da UFPI, entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março.

Já é o quarto ano que a Universidade Federal do Piauí prepara os alunos para as olimpíadas internacionais. Em 2006, os quatro alunos classificados na etapa final, realizada na UFPI, ganharam medalhas de ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Química, sediada em Aveiro, Portugal. Também em 2006 o primeiro lugar geral em Química do Enade foi para um estudante da UFPI e a média dos alunos do curso superou as médias regionais e nacional.

?Todas estas boas colocações dos nossos alunos em concursos de grandeza nacional e internacional refletem o bom trabalho e o empenho dos professores do Departamento de Química e o compromisso da Universidade Federal para com os seus alunos, com a educação superior? ? afirma Arimatéia Lopes, professor Dr. em Química da UFPI e vice-coordenador do Programa Nacional Olimpíada de Química. Para ele, a UFPI está cumprindo seu papel como instituição que se preocupa com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia à medida que participa de programas como estes que objetivam despertar o interesse pelo estudo de química entre os jovens do ensino médio e descobrir novos talentos. ?Estamos ajudando a formar profissionais que realmente são apaixonados pelo que fazem, melhorando ainda mais o quadro da ciência no país?.

Iane Carolina