UFPI recebe 40 máquinas multifuncionais

16/02/2007 12:50

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) adquiriu, recentemente, 40 máquinas multifuncionais, em regime de comodato, que já estão em fase de instalação em todas as coordenações e departamentos da instituição. As máquinas foram adquiridas através de pregão eletrônico, que foi implantado em maio de 2005 e hoje é a única modalidade de licitação na UFPI.

O equipamento possui tecnologia digital com velocidade mínima de 16 páginas por minuto para cópia e impressão; recebe vários formatos de papel (inclusive A3); memória mínima de impressão de 128 MB; zoom de 50 a 200%; recurso de bilhetagem e controle de acesso por usuário, permitindo controlar quais usuários poderão ter acesso à copiadora e ao módulo de impressão e placa de rede integrada ao equipamento.

?Além dos recursos que a máquina oferece, a UFPI economizará no que diz respeito ao custo da impressão. Para se ter idéia, uma página impressa em uma máquina a jato de tinta custa em média 17 centavos, em uma impressora a laser 14 centavos e nessas multifuncionais adquiridas pela UFPI, 3 centavos?, diz o Pró-Reitor de Administração, Professor Ordônio Moita Filho.

Para o Chefe do departamento de Ciências Jurídicas, professor Francisco de Assis Couto Castello Branco, a aquisição desses equipamentos foi de grande valia para os departamentos porque, segundo ele, o serviço de fotocópias viviam emperrando as atividades normais do departamento. ?Além disso o equipamento é de multiuso facilitando a operacionalidade em outras atividades?, diz.

Já o Coordenador do curso de Comunicação Social, professor Paulo Vilhena acredita que o melhor desse equipamento é a sua possibilidade de ser ligado em rede o que proporcionará uma operacionalidade entre as atividades da Chefia e Coordenação. Essa opinião também é compartilhada pelo Chefe do Departamento de Construção Civil e Arquitetura, professor Maurício Rego que, além disso, acredita que o scanner (uma das funções da multifuncional) facilitará os trabalhos com imagens dos alunos de arquitetura e engenharia.

João Bem

maquina3.jpg