UFPI realiza curso de biomonitoramento

14/02/2007 09:56

A Pró-Reitoria de Extensão (PREX) através da Coordenadoria de Cursos, Seminários e Estágios Extracurriculares (CCSEE) está realizando, até quinta-feira (15), no Departamento de Biologia, de 8h às 12h, o curso de Biomonitoramento dos Efeitos Biológicos da Poluição.

O público-alvo do curso são estudantes e graduados em Ciências Biológicas e áreas afins. O objetivo do curso, que terá carga horária 20h, é difundir técnicas de biomonitoramento na observação dos efeitos biológicos da poluição.

?A partir desse curso pretendemos criar um grupo de pesquisa em biomonitoramento. Essa pesquisa é feita através de um organismo vivo, no caso plantas, para estudar os efeitos da poluição em um determinado local? diz a professora Deuzuita dos Santos Oliveira, Doutoranda em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP) e uma das paletrantres do encontro.

Maiores informações pelo fone 3215-5566.

TÓPICOS A SEREM ABORDADOS
1. Poluição ? Poluição atmosférica- Padrões Nacionais de Qualidade do ar
2. Poluição do ar e saúde
3. Efeitos dos poluentes na saúde humana
4. Efeitos dos poluentes sobre as plantas e florestas
5. Biomonitoramento ? Biomonitoramento da qualidade do ar com plantas
6. Plantas bioindicadoras
7. Bioensaios com plantas
8. Monitoramento do ozônio.

João Bem