ANP entrega aparelho de cromatógrafo para UFPI

09/02/2007 11:18

A Universidade Federal do Piauí realizou nessa sexta-feira (09/02) a entrega de um cromatógrafo para o Laboratório de Análise de Combustível da UFPI (LAPETRO). A doação foi realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) representada pelo Diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima.

O cromatógrafo é utilizado para a determinação de marcador TRACERCO F-359B em biodiesel e suas formulações com diesel de petróleo. É um sistema CG/MS composto de cromatógrafo a gás, espectrômetro de massa e Chemstation. O equipamento é de grande auxílio no combate às fraudes no combustível, pois sua eficácia é bem maior que a das análises simples.

A coordenadora do Programa de Monitoramento e Qualidade de Combustíveis na UFPI, professora Nilza Campo, falou, em seu discurso, sobre a nova aquisição da LAPETRO e mostrou um vídeo explicativo sobre as funções do laboratório.

?Apenas seis universidades no Brasil possui aparelho semelhante. Além de sua utilização no laboratório para análise de combustível, o cromatógrafo também será utilizado pelos alunos dos cursos de Química e Física no desenvolvimento de pesquisas?, disse a Coordenadora.

Durante a solenidade, o Diretor Geral da ANP palestrou sobre o programa de qualidade dos combustíveis da ANP e a inclusão do Biodiesel.  ?Fico feliz que existam locais preparados para analisar o combustível do estado. A UFPI está de parabéns pela excelência na análise de combustíveis?, comentou Haroldo Lima.

croma_entrega.jpg

Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior e o Diretor Geral da ANP, Haroldo Lima

croma1.jpg

croma2.jpg