LAPETRO recebe aparelho de cromatográfo

08/02/2007 11:46

A Universidade Federal do Piauí realiza nessa sexta-feira (09/02), no salão nobre da reitoria solenidade de entrega de um cromatógrafo para o LAPETRO (Laboratório de Análise de Combustível da UFPI). A UFPI foi uma das instituições escolhidas da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para receber o aparelho.

O aparelho é utilizado para a determinação de marcador TRACERCO F-359B em biodiesel e suas formulações com diesel de petróleo.É um sistema CG/MS composto de cromatógrafo a gás, espectrômetro de massa e Chemstation. O equipamento é de grande auxílio no combate às fraudes no combustível, pois sua eficácia é bem maior que a das análises simples.

Além de sua utilização no laboratório para análise de combustível, o cromatógrafo também será utilizado pelos alunos dos cursos de Química e Física no desenvolvimento de pesquisas.