Professor da UFPI alerta sobre ataque de piranhas

06/02/2007 10:32

A Lagoa do Portinho é um dos espaços turísticos mais visitados do litoral piauiense, além de ser uma área de lazer das mais freqüentadas pela população das cidades de Luís Correia e Parnaíba. Recentemente o professor Ms. Hamilton Gondim de Alencar Araripe, recém contratado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o curso de Engenharia de Pesca, fez uma pesquisa onde constatou um desequilíbrio ecológico na Lagoa do Portinho.

O artigo trata sobre o ataque da espécie Pygocentrus nattereri, mais conhecido como piranha verdadeira ou piranha vermelha. Sua pesquisa registrou lesões a mais de 60 banhistas no período que compreende o natal de 2006 e fim de janeiro. Os ataques estão acontecendo em um trecho numa área restrita com aproximadamente 2.000 m2, tendo 150 metros de extensão de margem, localizada em frente ao complexo turístico construído pelo Governo do Estado.

?O objetivo deste trabalho é dar subsídio às autoridades tomarem medidas para que novos ataques sejam evitados?, diz o professor. Ele ainda acrescenta é preciso estudar o ambiente de forma integrada para entender o estresse dos peixes e tomar medidas de caráter emergencial para o período carnavalesco. ?É nosso dever, como pesquisador, alertar a comunidade para desequilíbrio que está acontecendo?.

Click aqui e veja o artigo completo

apr.jpg

portinho1.jpg

"Linha vermelha" delimitando a área de ocorrência dos ataques