UFPI divulga resultado do PSIU 2006

31/01/2007 09:24

Samba e muitos foguetes nesta terça (31) para divulgar o resultado do concurso mais importante do Estado: o Programa Seriado de Ingresso à Universidade Federal do Piauí ? PSIU. Os candidatos compareceram ao local, aguardando o resultado a ser divulgado no telão ouvindo o batuque da Escola de Samba Ziriguidum. As expectativas eram as melhores possíveis e a adrenalina começou quando o magnífico reitor da UFPI, prof. Luiz de Sousa Santos Júnior, leu o nome dos vinte primeiros colocados do concurso.

Maurício Aguiar Reis. Este é o nome do felizardo do ano, o primeiro entre os mais de 43 mil candidatos do PSIU. Ele garantiu com estilo a vaga no curso de Medicina, que teve concorrência de 16,6. O estudante, depois de receber uma chuva de papel picado e muitos parabéns, revela: ?Não tenho palavras para explicar o tamanho da alegria que sinto neste momento. Passei em outros dois vestibulares, mas vou estudar aqui, na UFPI?.

A novidade do PSIU este ano é o sistema de cotas, que já entrou em vigor e garantiu cinco por cento das vagas de todos os cursos da instituição, o equivalente a 243 vagas para alunos oriundos de escolas públicas. O professor Newton Freitas, pró-reitor de Graduação, fala que as cotas vão muito mais que a garantia de vagas para os alunos no concurso, ele afirma que a UFPI vai acompanhar estes estudantes durante todo o curso e possibilitar que eles tenham uma boa formação. ?A UFPI vai dar auxílio alimentação, transporte, residência universitária, material didático, bolsa saúde dentre outros benefícios para garantir não só a entrada, mas a permanência desse aluno no ensino superior. Inclusão social é feita desta forma: garantindo a qualidade durante todo o processo?.

O reitor da UFPI, professor Luiz Santos Júnior, diz que o resultado do PSIU reflete toda a qualidade da equipe da instituição e a competência dos alunos que disputam as vagas. A maior felicidade, segundo ele, é ver que a UFPI desponta em meio às universidades federais por ter uma ampla política de inclusão social e ser a primeira a adotar o sistema de cotas para estudantes de escola pública. ?Hoje, conseguiram entrar quatro alunos de escola pública para o curso de medicina, o que antes não acontecia?.

O reitor fala ainda que o aumento significativo do número de candidatos disputando as vagas do PSIU se deve ao fato da política de expansão, que ajuda a democratizar o ensino superior no interior do estado. Segundo ele, outro fator considerável é a preocupação constante da equipe da UFPI com a qualidade do ensino. ?A Universidade passou muito tempo estagnada, houve uma proliferação de universidades particulares no estado. Hoje, nossa equipe trabalha para reverter este quadro e estamos conseguindo. Vamos aumentar cada vez mais o número de vagas e manter a qualidade do ensino superior. Se antes de falava em sucateamento da Universidade Pública, hoje se fala em expansão e recriação da UFPI?.

RESULTADO OFICIAL DO PSIU/2006

vestibular1.jpg