Pesquisadora da USP visita Campus da UFPI

30/01/2007 08:24

Nos dias 25 e 26 deste mês o Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Bom Jesus, recebeu a visita da assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), Profa. Dra. Maria Angélica Miglino.

Em companhia do Reitor Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior e da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI, Profa. Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho, ela conheceu o município Alvorada do Gurguéia, no qual se encontram 350 hectares de terra pertencentes à Universidade Federal do Piauí, onde a atual administração da UFPI pretende criar uma Fazenda Escola.

Foram discutidos vários projetos de desenvolvimento auto sustentável, como modelo de ensino e de atividades de pesquisa e de extensão, os quais poderão permitir ampliar qualitativamente e quantitativamente as tarefas relacionadas à missão da UFPI.

A Professora visitante ainda ministrou um seminário para os 40 professores do campus de Bom Jesus, que contou com a presença do Coordenador do Ensino Médio na UFPI e do Diretor do Colégio Agrícola de Floriano. O tema da palestra era ?Pesquisa e Tecnologia Voltadas ao Desenvolvimento Regional? e tinha como meta incentivar o novo corpo docente a desenvolver pesquisas na região.

?Ao construir um projeto inserido no desenvolvimento regional, estes jovens doutores poderão definir em curto prazo, o exemplo do que se considera o diferencial do Projeto de Expansão das Universidades Federais no país?, comenta a Professora.

Ao final da visita a Assessora demonstrou entusiasmo com o crescimento da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nestes últimos dois anos, particularmente em relação à pesquisa e aos investimentos feitos em tão pouco tempo.

?Planejamento, caráter e atitudes norteiam a gestão deste capacitado dirigente, são essas pessoas que fazem a diferença no modelo de gestão da Universidade Brasileira?, disse a professora Dra. Maria Angélica definindo as ações da Administração Superior na UFPI.

João Bem

visitausp2.jpg

Profa. Dra. Maria Angélica Miglino ministrando palestra

visitausp.jpg

Palestra  ?Pesquisa e Tecnologia Voltadas ao Desenvolvimento Regional?

visitausp3.jpg

Prof. Júnior, Profª. Maria Angélica e Profª. Maria Acelina em visita a casa de moradores

visitausp4.jpg

Professor Júnior e moradores da região