CCA desenvolve Projeto Agroindústria de Cajuína

23/01/2007 17:27

A Universidade Federal do Piauí , através do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos ? NUEPPA do Centro de Ciências Agrárias  - CCA, firmou em 08 de outubro de 2004 Termo de Parceria de Assistência Técnica e Financeira com o Banco do Nordeste do Brasil S/A através de Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNDECI., visando a realização do Projeto Agroindústria de cajuína: otimização das etapas de extração e filtração através da pesquisa   e desenvolvimento de equipamentos eficientes para a difusão tecnológica.

O projeto conta com recursos da FUNDECI NA ORDE DE r4 18.981,00 (dezoito mil novecentos e oitenta e um reais). O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento  - MAPA/SFA-PI, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industria n- SENAI ? DR-PI, Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural ? EMATER-PI e com a participação das Agroindústrias ?Raimundo de Sá Lopes ME ? e Agropecuária Buritizinho Ltda.

O Projeto tem como objetivo desenvolver e testar prensas e filtros para aumentar a eficácia e reduzir o tempo das operações de extração e filtração durante o processamento da cajuína e fazer a difusão desta tecnologia, juntamente com as Boas Práticas de Fabricação ? BPF.

A Equipe técnica do projeto é composta pelos seguintes membros

? Profª Drª Júlia Geracila de Mello e Carneiro (DF/CCA/UFPI) ? Coordenadora Geral;
? Profª M.Sc. Karla Brito dos Santos (DPPA/CCA/UFPI) ? Coordenadora Adjunta;
? Profª Drª Maria Christina Sanches Muratori (DMV/CCA/UFPI) - Pesquisadora;
? Prof. M.Sc. Edson Basílio Soares (DF/CCA/UFPI) ? Pesquisador;
? Prof. M.Sc. Miguel Tomaz Lima (DZO/CCA/UFPI) ? Pesquisador;
? Téc.Adm. Alberto Luís da Silva Pinto (NUEPPA/CCA/UFPI) ? Assessor Administrativo;
? Eng. Agr. Milton Paula Costa (EMATER-PI) ? Colaborador;
? Eng. Agr. Walter Almeida de Sousa (MAPA-SFA-PI) ? Colaborador;
? Eng. Agr. Paulo Sérgio de Sales Pires (SENAI-DR-PI) ? Colaborador;
? Eng. Agr. Everardo Mendes Vilanova e Silva (MAPA-SFA-PI) ? Colaborador;
? Ext. Soc. Márcia Ferreira de Carvalho (EMATER-PI) ? Colaborador;
? Ext. Soc. Teresinha Betinalva Silva Lima de Góes (EMATER-PI) ? Colaboradora;
? Eng. Mec. Valdenir Castelo Branco (SENAI-DR-PI) ? Colaborador.

Foram desenvolvidos ao longo desses dois anos os equipamentos propostos, sendo uma extratora ?CAJUEXPELLER e um filtro ?CAJUFILTER, os quais se encontram em fase de teste de eficácia. O resultado da pesquisa se positivo, possibilita ao setor das agroindústrias de cajuína um aumento significativo na produtividade, além da redução dos custos e a garantia da qualidade do produto. Está previsto a conclusão do projeto para fevereiro de 2008, quando será apresentado  o Relatório Final ao Banco do Nordeste.

Por Graça Rocha