Enfermagem da UFPI discute Meio Ambiente e Saúde

20/01/2007 15:53

Analisando e enfocando perspectivas que possam trazer uma melhor qualidade e melhoria de vida, aliando saúde e desenvolvimento sustentável, dentro do universo temático ?meio ambiente?, o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí realizou ontem (19), no Auditório do Curso de Odontologia - SG/ 10, o Seminário Temático: ?Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Sustentável?.

O evento foi realizado por alunos da Disciplina Saúde Ambiental, que divididos em três grupos, analisaram as temáticas água, esgoto e lixo, da qual apresentaram os registros das observações e resultados encontrados nas pesquisas bibliográficas, quanto nas práticas feitas através de visitas às Estações de Tratamento de Esgoto-ETE e de Água-ETA, ambas em Teresina, e do Aterro Sanitário da cidade.

A Professora Doutora Inês Sampaio Nery, Chefe do Departamento de Enfermagem abriu o evento, explanando sobre a importância de se discutir a temática com enfoques positivos para uma melhor qualidade de vida, dentro do universo em que meio ambiente e saúde pública estão inseridos de forma interligada.

A Professora Doutora Maria do Livramento Fortes, Coordenadora da Disciplina Saúde Ambiental e do evento, iniciou as exposições, apresentando os grupos, iniciando com argumentos em que se insere em suas palavras a importância de se estudar e procurar angariar modelos de uma melhor vivência com o meio ambiente, destacando saúde e desenvolvimento sustentável para a população, sendo este o ponto básico para as discussões que se propuseram no seminário.

O seminário contou ainda com a participação de representantes dos segmentos envolvidos com meio ambiente nas respectivas temáticas em aberto, incluindo técnicos e gestores, além de professores, representantes das comunidades e alunos.

Por Jackelline Carvalho