UFPI apresenta inovação tecnológica em Apicultura

20/01/2007 09:33

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Setor de Apicultura do Departamento de Zootecnia realizará às 9 horas do dia 19/01, no auditório da Associação Comercial de Picos, o Seminário de Lançamento do Programa de Inovação Tecnológica Para a Melhoria da Apicultura de Picos (PROMAPIS). Trata-se de um projeto que busca levar aos apicultores das cooperativas Campil e Cooapi e da empresa de exportação Melnor Wenzel, tecnologias que venham a contribuir para a melhoria da produtividade e qualidade da produção no campo.

O projeto que conta com o apoio financeiro do FINEP e SEBRAE, recebe ainda contrapartidas das empresas parceiras (Campil, Cooapi e Melnor Wenzel) e da própria UFPI. Ainda compactuam deste importante projeto a Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), como co-executora, e a FADEX. O projeto que é coordenado pelo Prof. Dr. Darcet Costa Souza (DZO/UFPI), conta com a participação do Dr. Dejair Mesage, professor titular da UFV, e de outros professores e alunos da UFPI.

O programa atuará com grupos de apicultores específicos das empresas parceiras que receberão orientação sobre a produção, estando previstas visitas aos apiários e treinamentos voltados à gestão do negócio apícola, ao manejo das rainhas, ao controle sanitário e aos cuidados necessários à preservação da qualidade do mel. Também, estará sendo implementado junto às empresas um programa de seleção de rainhas e a estruturação de um núcleo de produção de rainhas selecionadas para atendimento dos apicultores assistidos.

O projeto tem duração de dois anos e espera-se ao seu final que os produtores da região de Picos, segundo município do Brasil na produção de mel, possam ter ganhos expressivos em produtividade e na qualidade do mel produzido. O mercado do mel encontra-se bastante acirrado, principalmente o internacional, o que obriga aos nossos apicultores serem mais competitivos. Para ser competitivo dois pontos são fundamentais, baixo preço e boa qualidade, sem eles fica difícil a manutenção de uma apicultura sustentável na região. Para se conseguir baixar o preço só existe um caminho, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. O aumento da produtividade só será alcançado aliando-se manejo adequado e rainhas selecionadas.

Assim, a competitividade desejada só será conseguida mediante ao desenvolvimento e a aplicação de tecnologias ajustadas às nossas condições. Pensando nisso a UFPI leva o PROMAPIS à região de Picos, como forma de contribuir para o desenvolvimento desta importante atividade no Estado.

Coordcom
Colaboração: Darcet Souza