Exemplo de Pós-Doutor faz UFPI ampliar programa

16/01/2007 11:19

?Trabalho, estudo, adversidades, pesquisas, incentivo e vontade?. José Milton Elias de Matos, 32 anos, natural de Jerumenha, Técnico em Contabilidade pelo Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio (PREMEM) de Floriano, graduado em química pela UFPI, Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (USP) e Pós-Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sabe muito bem o que estas palavras significam.

INCENTIVO, para ele, é a principal palavra das citadas acima, pois foi o que ele teve por parte da Universidade Federal do Piauí, na época em que era estudante de química desta instituição. Morou na Residência Universitária (REU) por 4 anos e durante esse período fez suas refeições gratuitamente no Restaurante Universitário, um benefício concedido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) aos moradores da REU.

?Trabalhava em uma farmácia para pagar um apartamento alugado com amigos, além de alimentação e transporte. Não tinha muito tempo pra estudar. Foi quando recebi a notícia de que havia sido selecionado para morar na Residência Universitária. Depois disso, tudo mudou?, conta o professor.

Atualmente o professor José Milton, como é mais conhecido, é bolsista em Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) na UFPI, um programa do CNPq que visa estimular a fixação de recursos humanos com experiência em ciência, tecnologia e inovação e/ou reconhecida competência profissional em instituições de ensino superior e pesquisa.

Para o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Dr. Fernando Aécio, a história de vida do prof. Milton demonstra que a assistência estudantil nas Instituições de Ensino Superior é um grande investimento. ?Para nós da PRAEC, é uma grande satisfação podermos reencontrar alunos egressos que durante sua vida acadêmica foram beneficiados com algum de nossos programas de assistência e que hoje trilham uma carreira de sucesso?, diz o Pró-Reitor. Ele ainda acrescenta que baseados nesses esforços, a atual administração da UFPI não tem medido esforços para a manutenção e ampliação desses programas.

João Bem

Prof. Milton e Prof. Fernado Aécio

Professor José Milton com o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof. Fernando Aécio