Perspectiva 2007

12/01/2007 17:19

Um ano novo se inicia e nesse momento mágico de transição entre o fim de um período e o limiar do outro, como que por encanto, todo o cansaço, toda a desesperança, todas as desilusões se dissipam, ressurgindo do fundo da nossa alma, uma força renovadora, forte, vibrante arrebatadora, enchendo nosso ser de esperança, de entusiasmo, de coragem e fé em um amanhã em que todos os nossos sonhos serão realizados.

Mas para que esses sonhos se realizem, não basta apenas sonhar, sentir, querer. É preciso muito mais, é necessário FAZER, REALIZAR, EMPREENDER! Essa é a grande diferença entre os que conseguem transformar em realidade seus projetos, daqueles que passam anos esperado pela grande oportunidade, que não surge.

Diz um provérbio que os GRANDES HOMENS SONHAM GRANDE, mas APENAS OS GIGANTES CONSEGUEM TRANSFORMAR SONHOS EM REALIDADE! A mágica é transformar a força, a energia, o entusiasmo e a coragem em AÇÃO!Sair da inércia e fazer as coisas acontecerem. Como fonte de inspiração para nossos projetos para 2007, nada melhor que conhecer na visão de grandes líderes, empreendedores e vencedores suas perspectivas para o NOVO ANO.

reitorrrr.jpg

Dr. Luiz Santos Júnior
Universidade Federal do Piauí

Para o Reitor da UFPI, sonhar é preciso, porque é a partir daí que emergem as grandes idéias e os grandes projetos. O seu sonho, quando ainda era estudante da UFPI, no curso de Licenciatura em Química, já idealizava ver uma Universidade pujante, abrangente, estendendo seus benefícios a todas as regiões do Estado e dotada de uma infra- estrutura em termos salas de aula, laboratório, biblioteca, de restaurante, alojamento para os estudantes residentes carentes e ver funcionando em grande departamento de pesquisa.

Os anos passaram, muitas coisas mudaram, aconteceram, mas seu sonho continuava até que pelo reconhecimento de sua vasta folha de serviços prestados a Instituição, aliado a suas idéias renovadoras e seu ímpeto empreendedor foi aclamado Reitor da UFPI. Em dois anos, já conseguiu realizar uma parte dos seus sonhos. O primeiro ano, 2005, foi para ?arrumar a casa?, pode-se assim dizer em termos físico, financeiro e de planejamento, afirma Dr. Luís Júnior.

Em 2006, foi iniciado efetivamente o projeto de expansão, para levar a UFPI as outras regiões do Estado como o Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, que deverá contar,quando concluído , com 17.161 m2, de área construída. O Campus Min. Helvídio Nunes de Barros, em Picos, com 12.617 m2 e o Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, com 15.253 m2, com investimento orçado em mais de R$ 41 milhões. A expansão não foi apenas física.

Foram implantados 19 novos cursos, contabilizando 66 cursos de graduação. Dentro da nova filosofia de trabalho de integrar a Universidade aos projetos de desenvolvimento do Estado, na formação e qualificação de profissionais, pesquisa e tecnologia, todos os novos cursos foram selecionados de acordo com a necessidade desses projetos e a realidade econômica e social das regiões.

A expansão física e de cursos possibilitaram a ampliação de ofertas de vagas para os cursos existentes em 2005, de 2.345 para 4.815 vagas, registrando um expressivo crescimento de 105%! Dentre os projetos para 2007, Dr. Luiz Júnior destacou a elaboração de um Planejamento Estratégico das atividades da UFPI até o ano de 2020, a conclusão de obras do Hospital Universitário e estudo para a consolidação do projeto de estender a Universidade a todas as regiões, através do ensino à distância.

Como mensagem final enfatizou que não acredita na privatização das Universidades Federais e que a realização de um sonho é fruto de um trabalho diuturno, perseverante, de muita tenacidade e coragem de promover mudanças!

Texto transcrito do Jornal O DIA, 10/01/07, coluna Dia-a-Dia de Flávio Germano