Moradores da residência universitária desenvolvem pesquisas

10/01/2007 09:28

No último C,T & I para o Desenvolvimento do Meio Norte do Brasil, a Universidade Federal do Piauí premiou os melhores projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos desta instituição. Entre os vencedores, dois jovens estudantes com histórias de vida bem semelhante. Cleyton Marcos de Melo Sousa e Jaislan Honório Monteiro, 1º e 2º colocados, respectivamente, do PIBIC, compartilham, além da dedicação à pesquisa cientifica, a moradia na Residência Universitária da UFPI.

Cleyton Melo, estudante do 6º período de Bacharelado em Química, é o autor do projeto ?Fenóis totais e atividades anti-oxidante de cinco plantas medicinais?. A pesquisa orientada pela prof. Dra. Mariana Helena Chaves, pode resultar em substâncias anti-oxidante natural desenvolvida e produzida no Piauí. ?Após o isolamento das substâncias dos extratos das plantas, estas podem ser levadas, por exemplo, ao mercado Alimentício sendo usada como conservante?, declara Cleyton.

Já a pesquisa, ?Um silêncio que grita: a guerrilha semântica na filmografia marginal dos anos setenta? pretende dar visibilidade à produção fílmica marginal realizada no Piauí na década de 70. O projeto é de autoria do graduando do 8º período de História Jaislan Monteiro e orientado pelo prof. Dr.Edwar de Alencar Castelo Branco.

Os dois jovens pesquisadores afirmam que a vitória de seus trabalhos é o resultado de um longo período de trabalho, e em especial da dedicação de seus orientadores. ?Com o apoio do meu orientador, prof. Edwar, tive a oportunidade de participar de vários congressos pelo Brasil divulgando a nossa pesquisa.Graças à sua inteligência e o seu profissionalismo fui guiado pelos encantadores caminhos da pesquisa acadêmica?, declara Jaislan. ?Agradeço a assistência e a dedicação da minha orientadora que confiou no nosso trabalho?, completa Cleyton

Residência Universitária

Sala de Estudo da Residência