UFPI recebe cromatógrafos da Agência Nacional de Petróleo

27/12/2006 15:02

A Universidade Federal do Piauí é uma das quatro universidades federais que estão recebendo da Agência Nacional do Petróleo ? ANP um cromatógrafo  com detectores específicos e colunas de alta resolução para utilização mo LAPETRO. O equipamento tem alto valor de custo e é necessário à detecção da presença de marcadores na mistura óleo diesel/biodiesel B2, que contém 2% de volume de biodiesel.

Os cromatógrafos vêm auxiliar a ANP e os produtores de biodiesel, no cumprimento da lei criada em 22 de dezembro de 2005, que estabelece a obrigatoriedade de marcação do biodiesel, processo utilizado para caracterizar a qualidade do combustível. Os cromatógrafos são os equipamentos utilizados para realizar a análise da presença dos marcadores e avaliarem se o biodiesel tem qualidade garantida.

Segundo o professor Carlos Fonteles - coordenador de Serviços do LAPETRO (Laboratório de Análise de Combustível da UFPI) - este equipamento é de grande auxílio no combate às fraudes no combustível, pois sua eficácia é bem maior que a das análises simples. "O cromatógrafo é um equipamento adequado à determinação de traços de componentes orgânicos em uma mistura" -afirma.

Em janeiro, a professora Nilza Campos, coordenadora do Programa de Monitoramento e Qualidade de Combustíveis na UFPI, entrará em contato com A Agência Nacional de Petróleo para dar continuidade ao processo.

Iane Carolina