Professores da UFPI são destaques no CNPq

19/12/2006 11:42

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem se destacando cada vez mais no campo da Pesquisa. Atualmente onze professores da instituição têm bolsa em Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Essa bolsa tem como finalidade distinguir o pesquisador, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento ? CAs do CNPq.

O número de bolsista PQ na UFPI vem crescendo nos últimos anos. Em 2004, a instituição contava com cinco bolsistas nesta categoria, passando para sete em 2005 e alcançando onze bolsas em 2006. ?Isso representa um expressivo aumento, pois passamos de um crescimento médio de duas bolsas anuais para quatro bolsas?, diz a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Profa. Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho.

No último resultado da Avaliação do CNPq, divulgada no dia 14 de dezembro, a UFPI teve mais dois pesquisadores contemplados com Bolsa de Produtividade, que representa o reconhecimento, em nível nacional, da competência cientifica destes pesquisadores.

?Isso significa para instituição uma maior competitividade junto aos órgãos de fomento a pesquisa no país, possibilitando o crescimento no desenvolvimento da pesquisa institucional e da Pós-Graduação?, diz a Pró-Reitora.

Ela ainda acrescenta que com esse avanço significativo a UFPI terá a curto ou médio prazo a possibilidade de concorrer, com êxito, a Programas de Núcleos de Excelência (PRONEX).

Professores da UFPI Bolsistas em Produtividade em Pesquisa:

Antônia Jesuíta de Lima
Antônio Guilherme Borges Neto