UFPI sedia encontro sobre Inclusão Social de deficientes

30/11/2006 13:31

cortada1.jpgO auditório Prof. Luiz Rego, localizado no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí, foi o local escolhido para a realização do I Fórum de Deficiência Visual e Física. O evento, que teve início hoje e terá sua conclusão amanha, conta com a presença da conceituada Professora Doutora Joana Belarmino, deficiente visual, pós-graduada em Ciências Visuais.

Este Fórum faz parte do projeto Universidade Inclusiva que é realizado pela UFPI, através da Pró-Reitoria de Extensão, em parceira com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) através do projeto Incluir. "O objetivo deste feito é garantir o acesso, e a permanência, dos portadores de deficiência física na Universidade" garante a Professora Doutora Ana Valéria M. Fortes Lustosa, coordenadora do evento.

O evento em questão finaliza uma trilogia de palestras a cerca do tema que em ocasiões passadas abordou a Inclusão dos deficientes em geral na sociedade e as dificuldades encontradas pelos deficientes auditivos.

"Encontros como estes são importantes, pois relembram que o portador de necessidades especiais são pessoas com capacidade e valor igual a pessoas tida como normal. Mostra que não devemos julgar antes de conhecer e que temos que abrir espaço para que os talentos e agilidades de cada um possam aflorar" afirma a coordenadora do Fórum.

Para a presidente da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina Silvana Miranda o evento serve para mostrar que é possível a inserção do deficiente na Universidade. "Nossa associação já conta com 50 participantes. Estamos aqui para relembrar que o deficiente tem direito à cidadania e que isso pode ser realizado modificando as rampas para facilitar nosso deslocamento" garante.

A escolha do CT para a realização desse Encontro se deu por ser o centro de ensino mais bem adaptado para receber "cadeirantes" e a programação do Fórum ainda conta com palestras sobre a trajetória do cego na história e a justiça social.

Por Lívio Galeno

cortada2.jpg