Redação Científica é tema de palestra

23/11/2006 08:18
?Redação Científica como instrumento da melhoria Qualitativa da pesquisa?. Esse foi o tema da palestra ministrada nessa quarta (22) no auditório do Centro de Tecnologia (CT), pelo Professor Doutor Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A palestra faz parte do evento Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Meio-Norte que está acontecendo essa semana na UFPI.

A palestra abordou questões relacionadas à redação científica e o que os alunos podem fazem para melhorá-la, a fim de que o trabalho seja aceito pela comunidade científica. Colocou os problemas mais comuns que acontecem ao se redigir um texto, e mostrou como isso pode ser revertido. ?A avaliação científica é feita pelo impacto que seu trabalho tem na comunidade científica, esse impacto depende da forma como você escreve?, afirma o Professor Doutor Gilson Volpato.

O palestrante incentivou aos alunos presentes a fazer trabalhos e publicá-los não somente em esfera regional, mas em nível internacional a fim de ampliar a visibilidade das pesquisas. Enfatizou que é importante também saber escolher boas revistas para a publicação dos trabalhos.

?A iniciativa do evento mostra a preocupação da universidade em sustentar a pesquisa. Uma universidade que não investe em pesquisa é fadada ao insucesso?, afirma o Professor Doutor Gilson Volpato ao falar sobre o evento e sua importância.

A atual gestão tem dado grande valor à pesquisa científica, sempre incentivando professores e alunos a fazerem pesquisas para melhorarem seus currículos e tornarem-se mais competitivos. No último dia 22, a UFPI inaugurou o Núcleo de Pesquisas do Centro de Ciências da Natureza, o que significa mais benefícios aos alunos da instituição e mais produção científica.

Por Aline Medeiros