Reitor inaugura Núcleo de Pesquisas do CCN e abre CT & I

22/11/2006 12:38

O reitor da Universidade Federal do Piauí esteve nesta terça (21), às 18h, no campus Ministro Portela Nunes inaugurando o Núcleo de Pesquisas do Centro de Ciências da Natureza, com a presença de Maria Aparecida Estallviere Neto, representante da Financiadora de Estudos e Projetos ? FINEP. Membros da Administração superior, diretores de centro, chefes de departamento, coordenadores, professores, servidores e alunos também compareceram à solenidade.

O Núcleo de Pesquisas em Ciências Básicas foi construído com recursos da Universidade Federal do Piauí, FINEP e do CT Infro. Agradecendo a todas as entidades por terem confiado nos pesquisadores e destinado recursos para a execução do projeto, o Diretor do CCN, professor Helder Cunha, afirmou que essa obra será de grande importância para a UFPI. ?O Núcleo dará sustentação à pesquisa e beneficiará a produção científica?.

A representante da FINEP parabenizou os professores pesquisadores por terem se esforçado para a elaboração desse projeto e reconheceu a obra como resultado do mérito. ?Hoje a UFPI merece essa inauguração, porque cada um aqui trabalhou para que este projeto ficasse pronto e a pesquisa fosse melhor viabilizada nesta instituição?. Na ocasião, o professor Luiz Júnior entregou uma homenagem à Maria Aparecida como forma de agradecimento à atenção que o FINEP tem prestado à UFPI.

Às 20h, a administração superior, professores e alunos da UFPI estiveram na abertura do evento promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação: Ciência, Tecnologia e Informática para o Desenvolvimento do Meio Norte.  A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Acelina Martins de Carvalho abriu o evento falando da importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento de um país. ?O desenvolvimento de uma nação só se dará por completo quando tivermos autonomia tecnológica. Só assim, poderemos diminuir as diferenças regionais e transformar a realidade? ? relata Acelina.

A pró-reitora citou ainda algumas das medidas que a UFPI tem tomado para incentivar a pesquisa e melhorar a produção científica, como o PIBIC. ?A nossa UFPI tem se preocupado com a iniciação à pesquisa. Com este programa, nós temos conseguido estimular a vocação à pesquisa dos jovens alunos e plantar essa semente tão importante para o futuro do país?. Ela concluiu incitando os iniciantes: ?Deixamos aqui a nossa palavra de estímulo aos novos talentos, que vocês possam fazer da ciência e tecnologia um instrumento de desenvolvimento social e econômico deste estado e desta nação?.

O reitor da UFPI, prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, que sempre levanta a bandeira da pesquisa em seus discursos, voltou a estimular a produção, a elaboração de projetos e as publicações. Disse que a UFPI está mudando porque o trabalho está sendo feito dia após dia. Ele apostou na pesquisa como um instrumento que pode transformar a UFPI em uma das melhores universidades do país. Hoje nós temos 35 anos de UFPI, daqui a 35 anos, encontraremos uma universidade mais competitiva e de alta qualidade, isso nós conseguiremos com a pesquisa? ? declara. Luiz Júnior.

Iane Carolina

nucleoccn1.jpg