Reitor inaugura Editora e Livraria Universitária

20/11/2006 13:25

Dando continuidade às comemorações pelos dois anos da atual gestão, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, inaugurou, no Centro de Convivência a Editora e Livraria Universitária da UFPI. A livraria ganhou o nome do conhecido professor Monsenhor Melo e a solenidade contou com presença do conselho editorial eleito, além de familiares do grande homenageado.

Na oportunidade também foram lançados três títulos que contam com o apoio desta academia: "Recodificação do Direito Civil Brasileiro" de Joseli Lima Magalhães, "Análises Literárias do Romance 'Voz da Ribanceira' de Oton Lustosa compilação de vários autores e "Da janela de Tórmes" e Dagoberto de Carvalho Júnior.

"É com muita alegria que disponibilizamos para esse novo espaço equipamentos para o pleno funcionamento desta Livraria e Editora" afirmou o diretor da editora, Fabiano de Cristo Nogueira. Nestes novos pontos de cultura serão comercializados sem acréscimo de preço títulos de publicações de todas as Universidades da Federação além da promover a circulação de títulos provenientes da UFPI.

A escolha do homenageado se deu devido ao seu grande reconhecimento e respeito perante toda a comunidade acadêmica do estado. Monsenhor Melo foi professor da antiga Escola de Filosofia de Teresina, que posteriormente, daria início à Universidade federal do Piauí. Lecionou latim e literatura e foi um dos responsáveis pela criação e desenvolvimento do Departamento de Letras desta Instituição de Ensino Superior.

Aproveitando o ensejo, o Magnífico Reitor pronunciou-se sobre a importância da criação de um conselho editorial da UFPI. "Esse conselho será responsável pela qualidade dos materiais a serem publicados pela Editora" defende o professor Júnior.

O Reitor também comentou seu desejo de transformar Espaço de Convivência, localizado ao lado da Biblioteca Central Jornalista Carlos Castelo Branco, em um centro de Cultura e Ciência. "Queremos concentrar todos os eventos neste local e para isso trabalharemos para que até 2007, tudo esteja pronto" afirma o professor Júnior que também defendeu a plantação de 150 novas árvores em compensação pelas que foram derrubas próximo à Editora e Livraria da UFPI.

Para concluir a manha de inaugurações com louvor, o imortal Manuel Paulo Nunes dirigiu elogios à gestão atual, de Luiz de Sousa Santos Júnior. "Quero parabenizar e dizer que me sinto muito feliz pelo trabalho realizado por este reitor nesta Universidade. Gostaria de dizer que seu trabalho tem sido de grande qualidade. Poderia até dizer que o senhor está recriando a UFPI" garantiu o escritor.

reitor_livraria.jpg

reitor_livraria01.jpg