Reitor inaugura modernas instalações da Farmácia Escola

20/11/2006 22:00

Na manha desta segunda-feira, 20 de novembro, o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior, deu continuidade às inaugurações de obras que marcam os dois anos da atual gestão. Na oportunidade foram entregues as instalações da Farmácia Escola e da Editora e Livraria da UFPI, ambas localizadas no centro de convivência da Universidade.

O primeiro espaço entregue foram as modernas instalações da Farmácia Escola, que será coordenada pelos professores Lívio Nunes, Eilica Andréa e Graça Medeiros. Esta obra servirá para suprir a necessidade de campos de estágios dos alunos do curso de Bacharelado em Farmácia da UFPI além de contribuir para a produção de medicamentos à comunidade.

"Os alunos terão campo de experiências em manipulação de medicamentos, atenção farmacêutica e administração de empresa, já que estará envolvida diretamente com o funcionamento da Farmácia Escola" afirma o prof. Lívio Nunes.

Este projeto, que teve sua idealização no início do ano de 2003 e somente pode-se se concretizado nesta gestão. "Além de suprir diretamente a carência prática de três disciplinas curriculares, também iremos contemplar três requisitos básicos desta gestão: a pesquisa, o ensino e a extensão" garante o prof. Lívio. A comunidade e o Hospital Universitário também serão contemplados com as atividades da Farmácia Escola.

De imediato darão entrada no projeto 25 alunos do curso sendo que a meta é atender todos os alunos que entrarem na graduação. A produção da Farmácia deverá ficar em torno de 100 prescrições diárias, podendo alcançar algo em torno de 400 prescrições por dia.

Para a aluna Annalu de Deus, aluna do curso de Farmácia da UFPI, a criação deste espaço contará positivamente para a melhor formação de profissionais pela Universidade. "Estão abrindo uma grande oportunidade para um campo de estágio que possuía um difícil acesso por parte dos alunos" explica a universitária.

A Farmácia escola ganhou o nome da professora doutora Maria das Graças Citó, docente do curso envolvida com o seu crescimento e aperfeiçoamento. "A partir desta nova conquista poderemos produzir remédios genéricos além de somar na relação entre Universidade e comunidade" defende a homenageada.

Um ponto que mereceu bastante destaque na solenidade foi o fato de a Farmácia Escola possuir adequação a todas as normas de funcionamento imposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O funcionamento deste novo centro de ensino da UFPI ficará também a carga do coordenador do curso de Bacharelado em Farmácia, Leonardo Soares, da coordenadora do Núcleo de Tecnologia Farmacêutica, professora Maria das Graças Citó, professor da disciplina de Farmacotécnica José Viera e o farmacêutico responsável Marcio Santos.

reitorplaca.jpg

reitoreprofessores.jpg