Reitor inaugura cinco obras no CCA

17/11/2006 15:56

Manhã de muita alegria no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí. Hoje (17), o Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior e sua equipe à frente da Universidade Federal do Piauí, entregaram cinco obras à comunidade acadêmica. As inaugurações marcaram a programação comemorativa dos dois anos de administração.

A primeira inauguração ocorreu no Setor de Patologia Animal, onde foi entregue o  Laboratório de Imuno-Histoquímica e Biologia Molecular. O setor dará suporte tanto ao diagnóstico no curso de veterinária (realização de necropsias, exames histopatológicos e citológico) quanto às atividades do programa de Pós-Graduação em Ciência animal.

?Hoje nós temos cinco linhas de pesquisa em desenvolvimento: dois projetos de pós-graduação e oito projetos de iniciação cientifica?, explicou o professor Doutor Francisco de Assis Lima Costa, Chefe do Setor de Patologia, após o descerramento da placa. O reitor, em seu discurso, parabenizou os professores pela reforma e destacou a importância da parceria do pesquisador com a Administração Superior.

A segunda obra inaugurada foi o Laboratório de Biotecnologia onde foram apresentadas as dependências do local. ?A importância deste segmento é apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão nos níveis de graduação e pós-graduação?, disse o professor Doutor José Adalmir Torres de Sousa, mostrando satisfação pela obra concluída.

?Queremos que o Piauí seja um exemplo para o nordeste em termos de pesquisa?, enfatizava o prof. Luiz Júnior. Ele explicou que, com a construção do laboratório, a UFPI trabalhará com a pesquisa de sêmem de animais de grande porte. Outro importante benefício será a parceria da universidade com grandes proprietários do ramo.

A terceira obra entregue foi a reforma do Departamento de Fitotecnia que antes funcionava de forma precária. O prédio agora conta com oito salas de professores, uma sala de chefia, uma sala de reuniões e uma cantina. ?Nós demos condições de trabalho à equipe da fitotecnia?, disse o reitor ao descerrar a placa de inauguração. Ao final desta solenidade, o Chefe do Departamento de Fitotecnia, professor MSc. Paulo Roberto Santos Carvalho, falou sobre a importância de se ter um bom ambiente de trabalho.

A quarta inauguração ocorreu no Laboratório de Pesquisa em Piscicultura (LAPESPI). O projeto possui uma área equipada com incubadoras e tanques de manejo reprodutor e viveiros para estocagem de peixes. ?A estrutura desse laboratório se destina, prioritariamente, a desenvolver pesquisas com peixes da bacia do Rio Parnaíba?, explica a professora Maria de Nazaré.

?O CCA vive um momento de felicidade devido a inúmeras obras inauguradas?, diz o professor Doutor João Batista Lopes, Diretor do CCA. Ele ainda acrescenta que o Centro crescerá ainda mais nos próximos anos.

A última obra inaugurada foi o Espaço de Suinocultura. No local serão realizadas pesquisas voltadas para a agricultura familiar. ?Os pequenos agricultores sempre criam porcos, mas de maneira errada. Vamos fazer pesquisas e repassar o conhecimento para essas pessoas?, diz o prof. João Batista.

Ao final das inaugurações o Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior agradeceu a todos, principalmente aos que trabalham para o engrandecimento da UFPI. ?Nos próximos dez anos a UFPI dará um salto de qualidade?, disse.

Laboratório de Biotecnologia

Espaco Suinocultura