UFPI lança campanha de preservação do acervo da BCCB

14/11/2006 18:39

A Universidade Federal do Piauí  lançou nesta segunda-feira (13) no pátio externo da Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, a Campanha de Preservação do Acervo Bibliográfico da Instituição. A solenidade foi marcada pela comemoração  ao Dia da Cultura, a Semana Nacional do Livro, e o Aniversário de 11 anos da BCCB.   Na ocasião também se deu a abertura da exposição, ?Momentos com poesias? da escritora Olívia Rufino que foi a homenageada da noite.

A campanha de preservação dos livros da UFPI, foi elaborada com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância de manter o acervo da BCCB. Hoje a biblioteca conta com 91 mil volumes disponíveis, além de vídeos, revistas, mapas e jornais. É o maior acervo público para realização de pesquisa, estudo e empréstimo do Piauí. ?Queremos conscientizar os nossos usuários, porque é muito melhor preservar do que usar recursos para comprar algo que nós já possuímos. A campanha é importante, pois a médio prazo deixaremos de recuperar livros para comprarmos outros, essa é a grande sacada?, afirma Gisella Cavalhedo Lima, bibliotecária e chefe do Serviço de Orientação ao Estudante da UFPI.

O projeto foi realizado pela Coordenadoria de Comunicação da UFPI, e teve a colaboração dos alunos de Comunicação Social/Jornalismo: Aline Rodrigues, Dennis Arias,  Itamara Santiago e Larissa Gomes, que tiveram a orientação do professor Iônio Silva. ?Uma iniciativa como essa da UFPI é oportuna, visto que o livro não tem o merecimento necessário. O trabalho desenvolvido engrandeceu  os alunos que participaram. É isso que a Universidade tráz, mais que ensino, pesquisa e extensão, é também formação humana?, afirma Dennis Arias aluno de Comunicação Social que participou da elaboração da campanha.

Ainda na mesma cerimônia, aconteceu abertura da exposição, ?Momentos com poesias? da escritora Olívia Rufino que recebeu homenagem da UFPI e da Polícia Militar. Das mãos do Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, a escritora recebeu uma placa , e das mãos do coronel Edvaldo Marques, Olívia Rufino recebeu a medalha de mérito militar pela sua participação ativa na corporação. A escritora foi uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo, combatendo em suas obras as injustiças sociais,  a miséria a discriminação aos nordestinos.

Ao falar sobre a  campanha de preservação do acervo bibliográfico da UFPI, a escritora afirmou que se trata de uma grande iniciativa, pois o livro é uma forma de ir a lugares distantes, bem como é peça para adquirir os mais diversos conhecimentos.

Reitor e convidados durante cerimônia de lançamento da campanha

Alunos de Jornalismo que desenvolveram a campanha

Reitor e a escritora Olívia Rufino

Olívia Rufino recebendo homenagem da PM