Professores da UFPI compõem comissão nacional do MEC

11/11/2006 15:07

Num processo que se iniciou em 2004, buscando melhorar a qualidade da educação superior através de uma intervenção uniforme do Estado brasileiro em vários aspectos funcionais das universidades, tais como oferta, eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, o Ministério da Educação consolidou, no último dia 27 de outubro, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O SINAES substitui ao antigo ?provão? e visa, além da avaliação institucional, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade e, bem como, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A consolidação regulamentar do SINAES deu-se através da portaria 1.751, assinada pelo Ministro Fernando Hadad, da Educação, e publicada no Diário Oficial da União no último dia 27. Através da portaria é constituído o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? BASis, constituído por professores-doutores de todo o Brasil. Acatando orientação da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação ? CTAA, a qual levou em conta ?critérios que valorizaram a qualidade do currículo?, o ministro Hadad nomeou quinze professores piauienses para comporem o BASis. Trata-se dos professores-doutores Edwar de Alencar Castelo Branco, Regina Ferraz Mendes, Weber Moura, Carmesina Gurgel, Inez Nery, Maria do Carmo de Sousa Batista, Ana Maria Quesada, Anilton Raposo Costa, Regilda Saraiva dos Reis, José Machado Moita Neto, Helder Buenos Aires, Graziella Moita, Francisco Alcides do Nascimento, Valdomiro da Paz Brito e Pedro Vilarinho.

Todos os professores-doutores escolhidos atuam na Universidade Federal do Piauí, o que atesta o crescimento da importância da instituição no cenário científico nacional.

colaboração: Prof. Dr. Edwar Castelo Branco