UFPI participa do II Seminário Nacional do Programa Conexões

09/11/2006 15:19

A Pró-Reitoria de Extensão da UFPI participou do II Seminário Nacional do Programa Conexões de Saberes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 1 e 5 de novembro de 2006. Cerca de 1.600 bolsistas do programa em 32 universidades federais participaram do evento.

O Seminário teve como tema o ingresso e a permanência de estudantes de origem popular nas universidades públicas federais, com o objetivo de propor uma agenda de políticas públicas para democratização da universidade brasileira.

Vinte e três bolsistas da Universidade Federal do Piauí participaram da plenária do Fórum Nacional de Estudantes de Origem Popular, dos grupos de trabalho, apresentaram painéis sobre as atividades desenvolvidos na comunidade do Bairro Parque Ininga em Teresina, e ainda abrilhantaram o evento com exibição de vídeo sobre o Piauí, um número de dança do ventre e a peça teatral ?A Saga do filho de um Vaqueiro?, que narra a trajetória real de um dos bolsistas para ingressar na UFPI.

A peça teve a produção e direção do produtor teatral piauiense Octávio César Cavalçanti e Verônica Teles Cavalcanti. Ainda foi incluída uma apresentação artística, na abertura do Seminário, denominada ?Residência Cultural? com a participação de dois bolsistas de cada universidade com indumentária e seqüência de movimentos característicos de cada estado/região. O Piauí se fez representar na figura do vaqueiro.

As coordenadoras do programa na UFPI, Professora Doutora Cecília Resende Carvalho e Edileusa Galvão Figueredo, participaram da Reunião da Coordenação Nacional, em que foram levantados e discutidos os pontos fortes e fracos do Programa, contando com a presença do Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, e o Coordenador Nacional do Programa, Jailson Sousa Silva, professor da Universidade Federal Fluminense.

?Foram destacados como principais pontos fortes do programa, a construção da rede de articulação em prol de um projeto político de acesso e permanência com qualidade e sucesso de estudantes populares nas universidades públicas e a geração de produtos acadêmicos, livros e pesquisas, com resgate de auto-estima dos estudantes de origem popular, promovendo o crescimento político e potencial acadêmico?, explica a Cecília Resende.

Coordenação e bolsistas do Programa também participaram como mediadores e relatores de um dos quatros grupos de trabalhos que estavam na pauta do Seminário, ficando a cargo dos conexistas da UFPI, o Grupo II com o tema ?Desigualdade e Diferenças: Gênero, Etnia e Grupos Populares na Universidade?, momento em que se discutiram as políticas de ações afirmativas na universidade, a história da discriminação racial, a desigualdade de gênero na pós-graduação, a trajetória dos estudantes, o que é ser ?de origem popular?, entre tantos outros.

Residência Cultural

Grupos de Trabalho