UFPI inicia treinamento para Portal de Periódicos da CAPES

07/11/2006 10:58

A Biblioteca Central Jornalista Carlos Castelo Branco, em parceira com a Diretoria de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Pró-Reitorias e o Gabinete da Reitoria iniciaram hoje (7/11), no auditório do Centro Tecnológico, o treinamento do Portal de Periódicos da CAPES visando aumentar o número de usuários ao portal.

O site (www.periodicos.capes.gov.br) oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 10.555 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet

Na oportunidade serão discutidas a forma de manuseio de dados junto as respectivas áreas de formação e atuação dos inscritos. Os instrutores, vinculados à CAPES, farão demonstração das bases de dados disponibilizadas no Portal e será aberto tempo para responder às perguntas dos usuários.

?O Magnífico Reitor, desde o início de sua gestão, tem trabalhado para ampliar o acesso da UFPI ao Portal, pois ele é conhecedor de sua relevância para a qualidade, a produtividade e a competitividade dos programas de pós-graduação, da graduação e da pesquisa na UFPI?, diz a Professora Doutora Maria Celina Martins de Carvalho, Pró-Reitora de Pesquisa de Pós-Graduação da UFPI.

O evento conta com a presença da bibliotecária Cristina Haeffner que durante três dias irá ministrar as palestras sobre o site. ?O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado?, explica a representante da CAPES.

Professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 163 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato e gratuito à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES. Todos os programas de pós-graduação, de pesquisa e de graduação do País ganham em qualidade, produtividade e competitividade com a utilização do Portal que está em permanente desenvolvimento.

Maiores informações pelo fone: 3215-5661

Cristina Haeffner, Representante da CAPES